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2019_RodolfoAraújodosSantosJúnior.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGusmão, Luis Augusto Sarmento Cavalcanti de-
dc.contributor.authorSantos Junior, Rodolfo Araújo dos-
dc.date.accessioned2019-07-12T19:10:39Z-
dc.date.available2019-07-12T19:10:39Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2019-03-20-
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, Rodolfo Araújo dos. A imagem do caipira na obra de Monteiro Lobato. 2019. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35049-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar e compreender os motivos econômicos, sociais e culturais que permitiram que o personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato tivesse tamanha receptividade no meio intelectual e urbano da Primeira República. Fixando-se, posteriormente, na memória social brasileira como um tipo social representativo e imprescindível na composição da identidade nacional. A consolidação da produção cafeeira no Oeste Paulista permitiu um desenvolvimento econômico suficiente para que o Estado de São Paulo despontasse como a região mais rica e influente do país. Tal riqueza proporcionou o desenvolvimento material e cultural da capital São Paulo, tornando-se esta, a mais moderna e desenvolvida cidade brasileira. E nesse contexto emerge uma elite intelectual urbana, que passa a refletir sobre as questões nacionais com base na experiência positiva de seu Estado. Procuramos apresentar também como o mundo rural paulista ecoava nas produções culturais da época, posto que a estrutura econômica da empresa do café produzira modos de agir, sentir e pensar característicos do homem interiorano de São Paulo, especificamente, o caipira paulista. Por fim, entendemos que acompanhar a formação intelectual de Monteiro Lobato tornou-se essencial, pois, como representante social da região do Vale do Paraíba, não deixa desse modo, de expressar os valores do mundo rural brasileiro na composição, caracterização e explicação do contexto social e econômico que seu personagem, Jeca Tatu, representa. Como também, sua experiência com a prática jornalística o municiaram com repertório cultural suficiente para ocupar uma posição privilegiada no campo literário brasileiro. Bem como a vida de fazendeiro do interior paulista, que possibilitou a ele um contato direto com a realidade do caboclo brasileiro, de modo a confrontar a realidade com as idealizações produzidas pelos intelectuais urbanos sobre o mundo rural brasileiro. Com, essa pesquisa concluímos que Lobato conseguiu condensar em seu personagem Jeca Tatu hábitos e práticas sociais que representavam as principais características do homem interiorano paulista. Refletindo particularidades profundas da realidade social brasileira Lobato sintetiza, de forma caricatural e descritiva, aspectos da realidade rural do país que, naquele tempo, eram desconhecidos da elite intelectual do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA imagem do caipira na obra de Monteiro Lobatopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLobato, Monteiro, 1882-1948 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade socialpt_BR
dc.subject.keywordPrimeira repúblicapt_BR
dc.subject.keywordCaipirapt_BR
dc.subject.keywordRepresentação socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to analyze and understand the economic, social and cultural background of Monteiro Lobato’s Jeca Tatu, especially its receptivity in the intellectual and urban environment of the First Republic. The character later became part of the Brazilian social memory as a representative and indispensable social type in the composition of national identity. The consolidation of coffee production in the West of São Paulo allowed it to emerge as the richest and most influential region in the country. Such wealth provided the material and cultural development of the capital of São Paulo, making it the most modern and developed Brazilian city. In this context emerges urban intellectual elite, which begins to reflect on national issues based on the positive experience of their state. The work also tried to present how the rural world of São Paulo echoed in the cultural productions of the time, since the economic structure of the coffee company had produced ways of acting, feeling and thinking characteristic of the interior man, specifically, the Paulista caipira. Finally, the research focused on Monteiro Lobato’s intellectual formation, which was taken as representative of the Brazilian rural world, which is important specifically in the composition, characterization and explanation of his character, Jeca Tatu. Lobato’s experience as a journalist provided him with the cultural repertoire to occupy a privileged position in the Brazilian literary field. In addition to that, the experience as a farmer from São Paulo’s countryside enabled him to have direct contact with the reality of the Brazilian caboclo, and to confront the idealizations produced by urban intellectuals about the Brazilian rural world. The work concludes that Lobato was able to condense in his character Jeca Tatu ways and social practices that represented the main characteristics of the countryman from São Paulo. Lobato synthesizes, in a caricatured way, aspects of the rural reality of the country that, at that time, were unknown to the intellectual elite of Brazil.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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