Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/31387
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_VítorCastelõesGama.pdf1,94 MBAdobe PDFView/Open
Title: Laurence Sterne e Luiz Ruffato : convergências/divergências
Authors: Gama, Vítor Castelões
Orientador(es):: Tinoco, Robson Coelho
Assunto:: Ruffato, Luiz, 1961- crítica e interpretação
Sátira
Hibridização
Sterne, Laurence, 1713-1768 - crítica e interpretação
Literatura - crítica e interpretação
Issue Date: 9-Mar-2018
Citation: GAMA, Vítor Castelões. Laurence Sterne e Luiz Ruffato: convergências/divergências. 2017. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Considerando o apreço que Luiz Ruffato demonstrou por Laurence Sterne, objetiva-se entender as convergências entre as obras dos autores. Para tanto, procede-se à análise bibliográfica dos romances “A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy” e “Eles eram muitos cavalos” em relação ao gênero da sátira menipeia e às outras artes como o cinema, a poesia, a música e o teatro. Observa-se o percurso da menipeia nas obras dos autores com o aporte de teóricos como Mikhail Bakhtin, Northrop Frye, José Guilherme Merquior e Enylton José de Sá Rego para apontar as similaridades e dessemelhanças em suas construções. É necessário ressaltar que este gênero agrega um questionamento social aos autores por discutir também a relação entre literatura e realidade. Questão aprofundada pelos autores também pelo amplo uso de técnicas provenientes de outras artes, por esse motivo as obras são consideradas como híbridas. Para trabalhar esse conceito seguimos com base no antropólogo Néstor Garcia Canclíni. É de importância na análise o conceito de performance, pois na tessitura das obras há um trabalho de mediação com os leitores realizado pela materialidade do livro e por um estilo tipográfico. Este conceito é balizado pelo entendimento de Paul Zumthor, e outros pensadores como Renato Cohen e Regina Melim. Por fim, conclui-se que apesar do distanciamento de séculos entre os autores há um intenso diálogo entre as obras que se iluminam mutuamente e demonstram a utilidade da tradição na vanguarda da literatura contemporânea brasileira.
Abstract: Considering the appreciation Luiz Ruffato showed for Laurence Sterne. We intend to understand the similitaries between the authors works. Therefore, we proceed to a bibliographical analysis of the novels “The life and opinions of Tristram Shandy, gentleman” and “They were many horses” in comparison to the menippean satire and the cinema, poetry, music and drama. With the theoretical groundwork of Mikhail Bakhtin, Northrop Frye, José Guilherme Merquior and Enylton José de Sá Rego we take notice of the mennipean satire influence in the analysed novels to discover correlations and dissimilarities between them. It is necessary to point out that this literary gender brings a taste for social criticism by discussing also the relation between literature and reality. Which is further questioned by the intense use of techniques derived from other arts. Because of this usage “Tristram Shandy” and “They were many horse” are considered hybrid novels. To work with hybridization we approach the thought of Néstor Garcia Canclini. It is also important the concept of performance, because in the making of the novels there are a personalized form of mediation with the reader and a typographical style. This concept is based in Paul Zumthor’s theory and other authors like Renato Cohen and Regina Melim. In the end, we conclude that in spite of the centuries apart there is an intense dialogue between the authors and their works that demonstrate the usefulness of tradition in contemporary brazilian literature vanguard.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/31387/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.