Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29438
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_MulheresNegrasReligiosidades.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
Otros títulos : Black women, religiosities and protagonism in Brazilian cinema
Autor : Montoro, Tânia Siqueira
Ferreira, Ceiça
Assunto:: Mulheres negras
Cinema - Brasil
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
Citación : MONTORO, Tania; FERREIRA, Ceiça. Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, p. 145-159, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 dez. 2019.
Resumen : Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.
Abstract: This study seeks to identify similarities between the central role of the feminine in Afro-Brazilian religions and in the imaginary constructs about "saint mothers" (mães de santo) in Brazilian cinema based on producer Alfredo Sternheim's 1974 film "Pureza Proibida" (Forbidden Purity), and producer João Daniel Tikhomiroff's 2009 movie "Besouro" (Beetle). Based on cultural studies, feminist criticism, and film theory, this paper discusses the intersection of race and gender identities and observes forms of visibility and multiple configurations of the black woman in these audiovisual narratives.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)
Licença:: Galáxia (São Paulo) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532014000100012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116147
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29438/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.