Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29261
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_ExpertiseAutomatismStudy.pdf808,16 kBAdobe PDFView/Open
Title: Expertise in automatism study : an application in the consumption of esthetics
Other Titles: Expertise no estudo de automatismo : uma aplicação em consumo de estética
Expertise en el estudio de automatismo : una aplicación en el consumo de estética
Authors: Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Torres, Cláudio Vaz
Assunto:: Estética
Comportamento do consumidor
Automatismo
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Citation: PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel; TORRES, Claudio Vaz. Expertise in automatism study: an application in the consumption of esthetics. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 24, n. 58, p. 205-212, maio/ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201408. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200205&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 dez. 2019.
Abstract: A rotina é uma das formas de automatizar comportamentos e em consumo não é diferente. Os modelos explicativos de compra descritos na literatura partem de compras conscientes ou racionais e não se aplicam às automáticas. O modelo proposto aqui é inspirado e adaptado da análise do comportamento e trata de integrar outras variáveis tipicamente negligenciadas nos modelos tradicionais, incluindo variáveis contextuais. O objetivo deste estudo foi descrever a relação entre os relatos de comportamentos ligados ao consumo de beleza (operacionalizados em quatro variáveis: comentar, informar-se, usar produtos e serviços cosméticos) e as variáveis individuais e de cenário de compra direcionadas à beleza. Para isso, responderam a um questionário online 953 mulheres brasileiras. O modelo foi testado e parcialmente confirmado. As variáveis psicológicas contextuais sociais foram as únicas que predisseram os comportamentos de compra rotineira. As variáveis demográficas e as individuais não entraram como variáveis explicativas em nenhum dos comportamentos mensurados. Sugere-se que novos estudos utilizem e contribuam para este modelo no intuito de auxiliar no entendimento da compra automática.
Abstract: Expertise is one of the ways one can make one’s behaviors become automatic, and with consumption it is no different. Explanatory models of this sort of behavior described in the literature up to now have considered only conscious or rational buying, and do not apply to automatic buying. The model proposed here is inspired by, and adapted from, the behavior analyses, integrating variables that have typically been neglected in the traditional models, such as contextual variables. This study aimed to describe the relationship between the reports of behavior linked to the consumption of esthetics (operationalized in four variables: commenting, getting information, using cosmetic products and services) and the individual variables and those of the setting where purchases related to beauty were made. In order to do so, 953 Brazilian women responded to an online questionnaire. The model was tested and partially confirmed. Contextual social-psychological variables were the only ones to predict routine buying. Demographic and individual variables did not account for the variance explanation of the behaviors measured. It is suggested that further studies should use and contribute to this model to enhance the understanding of automatic buying.
Resumen: La rutina es una de las formas de automatizar la conducta y en consumo no es diferente. Los modelos explicativos de compra descritos en la literatura son de compras conscientes o racionales y no se aplican a las automáticas. El modelo propuesto aqui es inspirado y adaptado de la análise de la conducta y trata de integrar otras variables tipicamente negligenciadas en los modelos tradicionales, incluyendo variables contextuales. La finalidad de este estudio fue describir la relación entre los relatos de conductas vinculadas al consumo de estética (operacionalizadas en cuatro variables: comentar, informarse, usar productos y servicios cosméticos) y las variables individuales y de contexto de compra dirigidas a la estética. Contestaron a un cuestioário online 953 mujeres brasileñas. El modelo fue testado y parcialmente confirmado. Las variables psicológicas contextuales sociales fueron las únicas que predijeron las conductas de compra rutinera. Las variables demograficas e individuales no entraron como variables explicativas en ninguno de las conductas medidas. Sugiérese que nuevos estúdios utilicen y contribuyan para este modelo en el intuito de auxiliar en el entendimento de compra automática.
Licença:: Paidéia (Ribeirão Preto) - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200205&lng=en&tlng=en. Acesso em: 16 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201408
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29261/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.