Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28933
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicologiaEscolarGestao.pdf266,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicologia escolar e gestão democrática : atuação em escolas públicas de educação infantil
Outros títulos: School psychology and democratic management : working at children's education public schools
Psicología escolar y gestión democrática : actuación en escuelas públicas de educación infantil
Autor(es): Chagas, Julia Chamusca
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto: Psicologia escolar
Educação de crianças
Gestão democrática
Data de publicação: Jun-2013
Editora: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Referência: CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia escolar e gestão democrática: atuação em escolas públicas de Educação Infantil. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 1, p. 35-43, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
Resumo: Este trabalho parte da experiência de uma das autoras como psicóloga escolar de uma Associação Pró-Educação do Plano Piloto do DF. Com base na Constituição Federal, que estabelece a gestão democrática como princípio para o ensino público, objetivamos construir uma proposta de atuação do psicólogo escolar para a gestão democrática em escolas públicas de Educação Infantil. A pesquisa consistiu de dois momentos: (1) entrevistas com 3 ex-psicólogas da Associação e produção de relato de vivência profissional da pesquisadora; (2) entrevistas com 17 gestores e 2 psicólogas das escolas públicas de Educação Infantil do Plano Piloto do DF e com uma coordenadora regional do serviço de psicologia. Defende-se uma atuação cotidiana do psicólogo junto aos membros da escola em diferentes ações, tais como: construção do projeto político pedagógico, mediação das relações interpessoais, escuta dos não ditos nos diálogos, olhar diferenciado para a singularidade dos sujeitos e compreensão da diversidade do desenvolvimento humano.
Abstract: This study comes from one of the author's professional experience as school psychologist at a Pro-education Association in Plano Piloto (Brasilia). Considering that the Federal Constitution establishes the democratic management as a principle for public education, our goal was to create a proposal for the school psychologist's work towards the democratic management of public Infant Education schools. The research was conducted in two phases: (1) interviews with three of the Association's former school psychologists and a report of professional experience produced by the researcher; (2) interviews with seventeen managers and two psychologists from public Infant Education schools and with a regional coordinator of the psychology service. We argue that the school psychologist's role must be to work alongside the school members participating in their routine with different actions, such as: constructing the political and pedagogical project, mediating interpersonal relations, listening to the unspoken in the school's communication, offering a different view to individuals' uniqueness and understanding the diversity of human development.
Resumen: Este trabajo parte de la experiencia de una de las autoras como psicóloga escolar de una Asociación Pro-Educación del Plan Piloto del Distrito Federal (DF). Basados en la Constitución Federal que establece la gestión democrática como principio de la enseñanza pública se tiene el objetivo de construir una propuesta de actuación del psicólogo escolar para la gestión democrática en escuelas públicas de Educación Infantil. La investigación se constituye de dos momentos: (1) entrevistas con 3 ex-psicólogas de la Asociación y producción de relato de vivencia profesional de la investigadora; (2) entrevistas con 17 gestores y 2 psicólogas de las escuelas públicas de Educación Infantil del Plano Piloto del DF y con una coordinadora regional del servicio de psicología. Se defiende una actuación cotidiana del psicólogo junto a los miembros de la escuela en diferentes acciones tales como: construcción del Proyecto Político Pedagógico, mediación de las relaciones interpersonales, escuchar "lo no dicho" en los diálogos, mirada diferenciada para la singularidad de los sujetos y comprensión de la diversidad del desarrollo humano.
Licença: Psicologia Escolar e Educacional - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100004
Publicação associada: https://repositorio.unb.br/handle/10482/8381
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.