Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28572
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_SociologiaEnsinoSuperior.pdf196,24 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
Autre(s) titre(s): Sociology and higher education : convergence or divergence?
Auteur(s): Martins, Carlos Benedito
Assunto:: Modernidade
Sociologia
Sistemas de ensino
Ensino superior
Date de publication: avr-2012
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
Référence bibliographique: Formato Documento Eletrônico(ABNT) MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 100-127, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.
Résumé: O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.
Abstract: This article explores particular frameworks which have characterized the relation between sociology and the analysis of education systems in the modernity, with emphasis on the higher education system. It points out that the issue of education has taken a noticeable position in the work of some classical authors in the field of sociology when analyzing the constitution of modernity. It also emphasizes that the education system, in particular the higher education system, has held a strategic position in contemporary societies due to the complex relation it has with the economic, political and cultural spheres in distinct societal contexts. The text highlights the tendency of contemporary sociology to approach the education system as one of its sub-fields. In addition, it shows that the tendency of looking into the higher education system from different disciplinary perspectives has led the analysis conducted on this sub-field to have a weaker connection with matters related to the process of modernity in its contemporary stage. The paper emphasizes that one of sociology's main challenges is to bring the analysis on the education systems back to its research agenda and keep the macro-analytical perspective drawn up by certain classical authors.
Licença:: Sociologias - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28572/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.