Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28147
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_EfeitosVariaveisIndividuais.pdf429,7 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho
Autre(s) titre(s): Effects of individuals and contextual variables on individual performance at work
Auteur(s): Coelho Junior, Francisco Antonio
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto:: Traballho
Desempenho
Satisfação no trabalho
Suporte à aprendizagem
Date de publication: aoû-2011
Editeur: Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Référence bibliographique: COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, n. 2, p. 111-120, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/7WxgvLzFMLs4vGccWC9TGxD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Résumé: O presente trabalho objetivou testar empiricamente um modelo teórico multinível de predição de desempenho individual no trabalho. As variáveis antecedentes investigadas, isoladas ou em interação, corresponderam à idade, gênero, cargo, grau de escolaridade, tempo de serviço e percepção de suporte à aprendizagem, medidas no nível individual e de contexto, e satisfação no trabalho, de nível individual. A pesquisa foi realizada em uma empresa pública, do ramo de pesquisas agropecuária e atuação nacional. A amostra (N = 808) contou com funcionários distribuídos em 45 unidades centralizadas e descentralizadas da empresa pelo Brasil. A coleta de dados foi realizada à distância, via e-mail. Os resultados multiníveis corroboraram o modelo teórico de pesquisa hipotetizado e evidenciaram que a variância de desempenho foi explicada por distintos preditores de nível individual e de contexto, isoladamente ou em interação.
Abstract: This paper aims to empirically test a theoretical multilevel model for the prediction of individual performance at work. Antecedent variables, isolated or in interaction, were age, gender, function, scholarity, period of function and perception of learning support, in the individual and contextual levels, and satisfaction at work, an individual variable. This study was accomplished in a public corporation which deals with agricultural research in a national scope. The participants (N = 808) were distribute in 45 central and noncentral units for the Brazil. Data collection was done online, by e-mail. The multilevel results confirm the hypothetic theoretical model and make evident that the performance's variance were predicted by different individuals and context variables, isolated or in interaction.
Licença:: Estudos de Psicologia (Natal) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epsic/a/7WxgvLzFMLs4vGccWC9TGxD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200001
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28147/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.