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ARTIGO_CinemaPulsaoIrreversivel.pdf494,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorRivera, Tania Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:45:25Z-
dc.date.available2017-12-07T04:45:25Z-
dc.date.issued2006-06pt_BR
dc.identifier.citationRIVERA, Tania. Cinema e pulsão: sobre "Irreversível", o trauma e a imagem. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 18, n. 1, p. 71-76, jan./jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232006000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/Cm3Lvz3txcwpcHSRhQVJQWm/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26741-
dc.description.abstractPartindo de um diálogo entre psicanálise e cinema, buscamos refletir sobre o estatuto da imagem na contemporaneidade. Para além de uma configuração imaginária apaziguadora, é indicada a potencialidade traumática da imagem, por meio da concepção freudiana da lembrança encobridora. Tal dimensão traumática é explorada na análise do filme Irreversível, produção francesa de 2002. A violência não é, nessa obra, apenas mostrada em imagens, mas é posta em cena "entre" as imagens. Em seu agenciamento pulsa uma ameaçadora possibilidade de que aquilo de que se trata na imagem, e que diz respeito à ligação entre sexo e violência não possa ser contado, mas apenas repetido.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCinema e pulsão : sobre "Irreversível", o trauma e a imagempt_BR
dc.title.alternativeDrive and cinema : about "Irréversible", trauma and image-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordTraumapt_BR
dc.rights.licenseRevista do Departamento de Psicologia. UFF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/Cm3Lvz3txcwpcHSRhQVJQWm/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232006000100006pt_BR
dc.description.abstract1Entwining psychoanalysis and cinema, this paper seeks to reflect about the status of image in contemporary society. This search goes beyond a conformist imaginary configuration to point out the existence of a traumatic potentiality of the image, as indicated by Freudian concept of screen memories. This idea is explored by a discussion about French Director Gaspar Noé production "Irréversible", 2002. In this work, violence isn't simply showed in images but works "between" the images. In its editing pulsates the scaring possibility that something essential about image, related to death and sexuality, can't be told as a history, but destroys everything in a circular repetition.-
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