Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26684
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_InclusaoEscolarCriancas.pdf140,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professores
Autre(s) titre(s): Scholar inclusion of multiple deficiency children : parents and teachers conceptions
Auteur(s): Silveira, Flávia Furtado Rainha
Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Assunto:: Deficiência
Pais e professores
Inclusão escolar
Integração social
Date de publication: avr-2006
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: SILVEIRA, Flávia Furtado; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 79-86, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010. Acesso em: 19 mar. 2021.
Résumé: O presente trabalho teve como objetivo identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência múltipla sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. Participaram deste estudo 10 famílias (sete casais e três mães) e 10 professoras de crianças deficientes múltiplas, atendidas pelo Programa de Atendimento a Deficientes Múltiplos da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os pais e os professores e observações no ambiente escolar. Os resultados indicaram que os pais percebem a deficiência do filho como algo que acarreta grande sofrimento e que traz comprometimentos sociais, principalmente relacionados ao trabalho. Os pais e os professores acreditam não ser possível a inclusão escolar dessas crianças, por conceberem o desenvolvimento delas como inexistente e por considerarem a escola de ensino regular despreparada para recebê-las.
Abstract: This research aimed at identifying the conceptions of parents and teachers of children with multiple deficiencies, regarding their scholar and social inclusion. Ten families (seven couples and three mothers) as well as 10 teachers of multiple deficiency children participated in this research; these children are attended by the Program of Attendance to Multiple Deficient of the State Secretary of Education of the Federal District - SEDF. Half-structured interviews were made with parents and teachers and also observation of the scholar environment. The results indicated that parents are aware of their children's deficiency as something that brings great suffering and social limitations, specially related to work. Parents and teachers believe that the scholar inclusion of these children is not possible, for conceiving their development as inexistent and for considering the regular teaching school unprepared to receive them.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/hdjkDh8Zb3ySjdbcPRsMrYL/?lang=pt. Acesso em: 19 mar 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26684/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.