Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26464
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_EnsinoFundamentalPapel.pdf92,68 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
Autre(s) titre(s): Basic instruction : teacher's role, motivation and stimulation on the school context
Auteur(s): Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Alves, Paola Biasoli
Assunto:: Processo de ensino - aprendizagem
Motivação
Professores e alunos
Professores - formação
Date de publication: 2005
Editeur: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Résumé: Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.
Abstract: This research presents teachers' data of Basic Instruction, analysing the comprehension of teachers' role in the stimulation process and maintenance of students' interest for school. The theoretical approach understands the human development through mediated social interaction. The data were collected with semi-structured interviews applied to five teachers approaching subjects about formation, conceptions of "good and bad students" and definitions of stimulation and motivation. The results, analyzed in a qualitative-descriptive perspective, show conceptions of good student valuing aspects of the school culture and the active participation of the students. There's satisfaction for the profession, however, they complain about the bad salary and depreciation of teaching. There aren't clear concepts about motivation and stimulation. They need to be formed to act as mediators of the teach-learning process, to reach coherence in the conceptions of teachers and students, preventing disinterest, failure processes and school evasion.
Licença:: Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26464/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.