Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26217
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_CriancaHiperativaVisao.pdf351,62 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A criança hiperativa : uma visão da abordagem gestáltica
Autre(s) titre(s): Hyperactive child : a gestaltic view
Auteur(s): Antony, Sheila
Ribeiro, Jorge Ponciano
Assunto:: Hiperatividade
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Gestalt-terapia
Date de publication: aoû-2004
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: ANTONY, Sheila; RIBEIRO, Jorge Ponciano. A criança hiperativa: uma visão da abordagem gestáltica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 127-134, maio/ago. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200005. Acesso em: 19 mar. 2021.
Résumé: A pesquisa objetivou investigar o funcionamento psicológico da criança hiperativa em base a teoria do ciclo do contato da abordagem gestáltica, proposta por Ribeiro (1997). O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, emocionais e comportamentais. Segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV (1994), esse transtorno reúne 18 sintomas básicos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 20 sujeitos: cinco casais, cinco professoras e cinco crianças entre oito e 11 anos de idade. Utilizaram-se a entrevista aberta e o Teste de Apercepção Infantil com figuras de animais (CAT-A), como instrumentos de coleta de dados. Concluímos que a criança hiperativa apresenta processos psicológicos específicos que formam a base de sua personalidade. A hiperatividade é a característica que define o transtorno. Não há propriamente um déficit de atenção. Propomos, portanto, uma terminologia diferente: Transtorno de Hiperatividade/Atenção.
Abstract: The study investigated the psychological functioning of the hyperactive child according to Contact Cycle Theory of Gestalt Approach, proposed by Ribeiro (1997). Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by motor, perceptual, emotional and behavioral disturbances. According to DSM-IV (1994), the disorder comprises 18 basic symptoms of inattention, hyperactivity and impulsiveness. The research adopted a qualitative approach. The sample was composed by 20 subjects: five couples, five teachers and five children from eight to 11 years old. Non-structured interviews and children's apperception test using animal figures (CAT-A) were applied as instruments to collect data. We concluded that hyperactive child displays specific psychological processes forming the base of his personality, hyperactivity is the characteristic that defines the disorder, and that there is no attention deficit properly. Thus, we propose a different terminology: Hyperactivity/Attention Disorder.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/Ks4mYqbCH6hcT5VCRzvm8js/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200005
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26217/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.