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Título : Crianças surdas e suas famílias : um panorama geral
Otros títulos : Deaf children and their families : an overview
Autor : Brito, Angela Maria Waked de
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Assunto:: Deficiência auditiva - crianças
Surdos
Interações família-criança
Família
Relações familiares
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citación : BRITO, Angela Maria Waked de; DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças surdas e suas famílias: um panorama geral. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 429-445, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79721999000200012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2021.
Resumen : Cientes da importância da família para a promoção do desenvolvimento da criança, especialmente daquelas que apresentam algum tipo de deficiência, propusemo-nos a descrever estudos sobre as interações e relações desenvolvidas entre a criança deficiente e sua família. Ênfase é dada às interações desenvolvidas no microuniverso da família, considerando a sua influência preponderante na evolução das relações futuras da criança. Assim, são abordados temas relativos a: a) importância das interações e relações sociais para o desenvolvimento e adaptação da criança deficiente; b) o impacto do nascimento de uma criança deficiente no desenvolvimento da família enquanto grupo; c) a criança surda e suas interações familiares.
Abstract: Considering the importance of the family to child development, especially to children who have some disability, this paper analysed some aspects of family interactions and relationships developed between such children and their families. We emphasised family interactions because of their influence on the development of the children s relationships in the future, particularly in relation to the deaf child. Thus, the following issues were discussed: a) the importance of social interactions and relationships to the process of development and adaptation of handicapped children; b) the impact of the birth of a child who has a disability on the family group; and c)deaf children and their family interactions.
Licença:: Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200012
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