Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/24929
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_InteresseModernoFolclore.pdf731,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Interesse moderno pelo folclore : nação e cultura no Mapa Musical do Brasil da gravadora Marcus Pereira
Autor : Sautchuk, João Miguel Manzolillo
Assunto:: Música popular - Brasil
Cultura popular
Nacionalismo
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, Universidade de Brasília
Citación : SAUTCHUK, João Miguel. Interesse moderno pelo folclore: nação e cultura no Mapa Musical do Brasil da gravadora Marcus Pereira. Anuário Antropológico, Brasília, n. 1, p. 261-288, 2012. Disponível em: <https://aa.revues.org/297>. Acesso em: 19 out. 2017. doi: 10.4000/aa.297.
Resumen : Analiso a construção de uma imagem de nação no “Mapa Musical do Brasil” produzido pela gravadora Discos Marcus Pereira entre 1972 e 1976. Tal representação da nacionalidade brasileira colocava a “cultura popular” como guardiã da autenticidade cultural do país. A análise volta-se, por um lado, para as idéias de nacionalidade e de cultura popular sustentadas pelos integrantes da gravadora e para a articulação dessas representações no processo de produção dos discos. Por outro, olha o disco enquanto objeto de consumo que propõe um ato de música por meio da fusão de sistemas de significados (som, imagem, texto) e como dispositivo simbólico que suscita, nesse caso, uma experiência da nacionalidade.
Abstract: analyze the construction of an image of nation in the Mapa Musical do Brasil, produced by the Discos Marcus Pereira recording company between 1972 and 1976. This representation of Brazilian nationality had “popular culture” as the guardian of the country’s cultural authenticity. My analysis focuses, on the one hand, on the ideas of nationality and popular culture held by the members of the recording company and how these ideas with articulated with the process of record production. On the other hand, it regards the record as a consumption object that proposes a musical act by intertwining different systems of meaning (sound, image, text) and as a symbolic device that, in this case, arouses feelings of nationality.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora, em 18 de dezembro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0 Unported, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: https://aa.revues.org/297. Acesso em: 19 out. 2017.
DOI: https://dx.doi.org/10.4000/aa.297
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/24929/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.