Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23666
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_LíviaBragaBarreto.pdf899,79 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBergamo, Edvaldo Aparecido-
dc.contributor.authorBarreto, Lívia Braga-
dc.date.accessioned2017-06-13T16:54:51Z-
dc.date.available2017-06-13T16:54:51Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.date.submitted2017-03-31-
dc.identifier.citationBARRETO, Lívia Braga. O homem no centro: romance e sociedade em A Caverna, de José Saramago. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23666-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação realiza uma análise crítica da obra A Caverna (2000), de José Saramago (1922-2010), tendo como base teórica a estética marxista de György Lukács. A pesquisa busca compreender de que maneira o autor em questão representa artisticamente as contradições do processo histórico da segunda metade do século XX, visto que se trata de um importante romancista da literatura portuguesa do pós-25 de Abril de 1974. Neste trabalho, a forma alegórica utilizada é problematizada, na medida em que observamos os posicionamentos teóricos de Lukács e Benjamin sobre tal categoria, como modo de representação de uma realidade que se compreende fragmentada. Argumentamos que a narrativa produzida pelo referido escritor apresenta elementos literários que superam os limites apontados pelos estudiosos e são capazes de evidenciar as contradições do mundo contemporâneo. A questão da centralidade do homem na obra de arte, a perspectiva antropomorfizadora, um dos pilares do pensamento lukacsiano, nos permitiu perceber que as relações sociais garantem a conexão da narrativa com determinações históricas essenciais da realidade e, no mundo construído por Saramago, as contradições da atualidade são reveladas pelo narrador nas relações das personagens com os espaços da narrativa: o Centro, a casa da olaria e o trajeto entre os dois lugares. E mais: o papel do trabalho para a constituição do homem como ser social fundamenta a discussão sobre a relação entre arte e ação humana na obra em causa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO homem no centro : romance e sociedade em A Caverna, de José Saramagopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaramago, José, 1922-2010 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordHumanismopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura portuguesapt_BR
dc.subject.keywordLukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation performs a critical analysis of the work The Cave (2000), of José Saramago (1922-2010), having as theoretical base the marxist aesthetics of György Lukács. The research seeks to understand how the author in question represents artistically the contradictions of the historical process of the second half of the twentieth century, since he is an important novelist of the post-25 april 1974 portuguese literature. In this work, the form allegory is problematized, insofar as we observe the theoretical positions of Lukács and Benjamin on this category, as a way of representing a reality that is understood as fragmented. We argue that the narrative produced by the writer presents literary elements that surpass the limits pointed out by the scholars and are capable of evidencing the contradictions of the contemporary world. The question of the centrality of man in the work of art, the anthropomorphizing perspective, one of the pillars of lukacsian thought, allowed us to perceive that social relations guarantee the connection of the narrative with essential historical determinations of reality and, in the world represented by Saramago, the contradictions of the present time are revealed by the narrator in the relations of the characters with the spaces of the narrative: the Center, the pottery house and the road between the two places. What is more, the role of work for the constitution of man as a social being is the basis for the discussion of the relationship between art and human action in the romance in question.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23666/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.