Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2256
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_Sebastiao Ivaldo Carneiro Portela.pdf2,28 MBAdobe PDFView/Open
Title: O uso de casos históricos no ensino de física : um exemplo em torno da temática do horror da natureza ao vácuo
Authors: Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro
Orientador(es):: Laranjeiras, Cássio Costa
Assunto:: Ciências - estudo e ensino
Ciência - história
Conhecimento científico
Cultura científica
Issue Date: 23-Nov-2009
Citation: PORTELA, Sebastião Ivaldo Carneiro. O uso de casos históricos no ensino de física: um exemplo em torno da temática do horror da natureza ao vácuo. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: O papel desempenhado pela História da Ciência no ensino de ciências tem sido objeto de inúmeras discussões. Ainda que não representem consensos elas têm fornecido elementos que vêm norteando a utilização da história da ciência no ensino. O objetivo deste trabalho é trazer a baila essa discussão, assumindo um posicionamento acerca do papel da história da ciência no ensino de ciências, considerando a sua função constituinte do conhecimento científico e, portanto, necessária à formação de uma cultura científica, preconizada como essencial na formação básica do cidadão. Nessa direção, propomos uma estratégia didático-pedagógica baseada no uso de casos históricos, onde o ensino de ciências deve contemplar explicitamente, além de aspectos conceituais, aqueles referentes à natureza da ciência, rompendo dessa forma a perspectiva caricatural e, portanto, deformada, de um ensino de ciências baseado na mera transmissão dos produtos desse conhecimento. O estudo de casos históricos surge aqui, portanto, como estratégia de articulação da dimensão cultural da ciência na sala de aula. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The role of history of science in science education in the elementary level has caused many points of view. Even though there is no consensus on the matter, these points of view have oriented the use of science in education. The purpose of this presentation is to bring up this discussion assuming a position about the role of history of science in science education, considering its constitutive function in science knowledge and therefore its importance in the formation of a scientific culture, considered essential in the elementary and high school levels. Thus, we propose a didactic-pedagogical strategy, based on the use of historic cases where science education must explicitly take into account, besides the conceptual aspects, those referred to the nature of science, thus breaking the cartoon image of a science education based only on the transmission of the products of that knowledge. The study cases are used as a strategy for articulating the cultural dimension of science in the class room.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/2256/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.