Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18379
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RitadeCassiaSantosBuarqueGusmao.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: De espectador a fruidor coautor : diferentes relações na cena ao vivo contemporânea
Autor(es): Gusmão, Rita de Cassia Santos Buarque de
Orientador(es): Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto: Arte contemporânea
Artes cênicas
Espectadores
Data de publicação: 24-Jun-2015
Referência: GUSMÃO, Rita de Cassia Santos Buarque de. De espectador a fruidor coautor: diferentes relações na cena ao vivo contemporânea. 2014. 192 f. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A perspectiva da arte como produção de conhecimento associada ao desenvolvimento e ampliação da sensibilidade é aqui tratada do ponto de vista da arte cênica contemporânea. Processos criativos em coletivo e participação corporal do espectador são os elementos estruturais para analisar o contexto de fruição que se estabeleceu desde a instauração de uma estética relacional para a arte. Para o desenvolvimento desta reflexão, são visitadas as teatralidades contemporâneas nas suas propostas estéticas múltiplas. Para o desenvolvimento da análise, o conceito de “iteração” é central e serve de parâmetro para a proposição de um percurso de percepção e compreensão das relações entre manifestações artísticas e fruidores coautores.
Abstract: The prospect of art as knowledge production associated with the development and expansion of the sensitivity is here treated from he point of view of contemporary scenic art. Creative collective processes and body of the spectator participation are the structural elements to analyze the context of enjoyment that has settled since the introduction of relational aesthetics for art. For the development of this reflection, are visited the contemporary theatricality in its proposals multiple aesthetics. For the development of analysis, the concept of "iteration" is central and serves as a parameter to the proposition of a route of perception and understanding of the relationship between artistic manifestations and spectators co-authors.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.T.18379
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.