Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18250
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_IsadoradeFreitasOliveira.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open
Title: Materiais sobre o cerrado : desafios e contribuições para o ensino formal do bioma sob perspectiva da educação ambiental crítica
Authors: Oliveira, Isadora de Freitas
Orientador(es):: Avanzi, Maria Rita
Assunto:: Educação ambiental
Cerrados
Professores - formação
Issue Date: 22-May-2015
Citation: OLIVEIRA, Isadora de Freitas. Materiais sobre o cerrado: desafios e contribuições para o ensino formal do bioma sob perspectiva da educação ambiental crítica. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O objetivo desta dissertação é investigar, em materiais de apoio sobre o bioma Cerrado e em depoimentos colhidos com professores de educação superior e básica, características de uma abordagem que integre biodiversidade com elementos de culturas de povos que vivem neste bioma, com o intuito de propor subsídios para práticas de EA no ambiente escolar. Admitindo a importância atribuída ao livro didático, o trabalho parte de uma pesquisa qualitativa de alguns livros didáticos das séries finais do ensino fundamental, tendo como objeto de análise o conteúdo biomas brasileiros, em especial o bioma cerrado, buscando identificar as concepções de ambiente presentes nesse instrumento e como elas influenciam a percepção sobre o Cerrado e contribuem na constituição de um sujeito ecológico. Ao constatarmos que os livros trazem uma visão reduzida sobre o bioma marcada pelo aspecto utilitarista, contribuindo para a manutenção de uma visão de vegetação sem beleza e valor, entrevistamos professores de ensino superior que produziram materiais didáticos sobre o tema e atuam na formação de professores de educação básica. O intuito dessa etapa foi levantar as principais dificuldades sobre o ensino do Cerrado, para elaborar um minicurso com uma abordagem capaz de integrar a biodiversidade com elementos culturais das populações tradicionais do bioma, para subsidiar futuras práticas de Educação Ambiental no ambiente escolar, procurando incentivar a formação de sujeitos ecológicos com sentimento de pertencimento ao bioma e interessados em construir alternativas de conservação para o Cerrado. Os resultados apontam que o desconhecimento das características socioambientais do bioma por parte dos docentes está entre os principais fatores a serem enfrentados em um trabalho educativo sobre o Cerrado, pois irá influenciar diretamente a percepção dos estudantes sobre o tema. Sugerem também a necessidade de uma reflexão sobre a formação dos docentes para as questões ambientais, para a execução de trabalhos com a temática ambiental que vão além de uma abordagem comportamental. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this dissertation is to investigate, in support materials on the Cerrado Biome and testimonies gathered with teachers from higher education and basic characteristic of an approach that integrates biodiversity with elements of cultures of people who live in this biome, in order to propose subsidies for EA practices in the school environment. Admitting the importance attributed to the textbook, this work proposes to make a qualitative analysis of some textbooks of the final grades of primary school, with the object of analysis content biomes, especially the Cerrado biome, seeking to identify the conceptions of environment present in it and how they influence the perception of the Cerrado and contribute to the establishment of an ecological subject. When we find that the books contain a reduced view of the biome characterized by utilitarian aspect, contributing to the maintenance of vegetation without a vision of beauty and value, interviewed teachers of higher education that have produced educational materials on the topic and act on teacher training basic education. The purpose of this phase was to identify the main difficulties about teaching the Cerrado, to draw up a short course with an approach to integrate biodiversity with cultural elements of traditional populations of the biome, to inform future practice of environmental education in the school environment, seeking to encourage formation with ecological feeling of belonging to the biome and interested in building conservation alternatives for the Cerrado subject. The results indicate that the lack of social and environmental characteristics of the biome by teachers is among the main factors to be addressed in educational work about the Cerrado, it will directly influence students' perception of the subject. Also suggest the need for awareness of teachers on environmental issues for the implementation of work with environmental issues that go beyond a behavioral approach. All these aspects can be worked in teacher education for basic education and the results point to the importance of reflection on it.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/18250/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.