Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/17342
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_FernandaFagundesAlves.pdf13,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : As questões socioambientais reveladas a partir das percepções das crianças sobre a Cidade Estrutural (DF) em um contexto educativo
Autor : Alves, Fernanda Fagundes
Orientador(es):: Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto:: Percepção ambiental
Questões socioambientais
Cidade Estrutural (DF)
Crianças
Educação ambiental
Fecha de publicación : 12-dic-2014
Citación : ALVES, Fernanda Fagundes. As questões socioambientais reveladas a partir das percepções das crianças sobre a Cidade Estrutural (DF) em um contexto educativo. 2014. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : No atual contexto educativo, questões relativas à percepção ambiental dos sujeitos têm sido valorizadas tanto para compreensão dos processos de aprendizagem quanto para o desenvolvimento de metodologias que contribuem no enfrentamento de questões socioambientais que os envolvem e na formação de sujeitos ecológicos. Nessa perspectiva, este trabalho investiga a percepção ambiental de crianças moradoras da Cidade Estrutural – DF sobre o local onde vivem no que diz respeito a aspectos vinculados à questões socioambientais desveladas a partir da leitura de fotografias realizadas por elas em uma oficina educativa. A partir da análise de um total de 15 fotografias, selecionadas pelos participantes em meio a atividades pedagógicas, foram reveladas questões vinculadas à Cidade Estrutural - DF relativas à convivência familiar e comunitária, lazer, áreas verdes, infraestrutura urbana, mobilidade e resíduos sólidos que se constituíram em uma narrativa complexa ligadas às suas percepções da cidade.
Abstract: In the current educational context, issues regarding the environmental perception of the subject have been valued both in the understanding of the learning process and in the development of methodologies that contribute to resolve environmental issuesrelated to the formation of ecological subjects. In this perspective, this research investigates the environmental perception of children living in Cidade Estrutural- DF about their city concerning environmental issues uncovered by the interpretation of photographs taken by them in an educational workshop. From the analysis of a total of 15 photographs selected by participants, issues related to Cidade Estrutural - DF regarding family and community, leisure, green spaces, infrastructure urban, mobility and solid waste were revealed. While the workshop unfolded, thesematters revealed as essencial parts of the life of the participants, in a complex storyline.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.17342
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17342/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.