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Título: Experiência de vida : um percurso para o letramento
Autor(es): Silva, Maria da Guia Taveiro
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Letramento
Educação rural
Estudo de caso
Data de publicação: 2007
Referência: SILVA, Maria da Guia Taveiro. Experiência de vida: um percurso para o letramento. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este estudo é sobre o letramento de uma pessoa e o seu percurso, iniciado em uma “escola” rural precária até chegar à Universidade, como aluna e depois como professora. Letramento é entendido como um conjunto de práticas sociais relacionadas ao uso, à função e ao impacto da escrita na sociedade. A principal base de dados desta investigação é a história de vida de um sujeito. Desta forma, consideramos os relatos autobiográficos do sujeito, que é uma pessoa de origem rural, sem recursos financeiros, que teve que trabalhar desde muito cedo, oriunda de uma família sem escolarização, com déficit idade-série e atraso escolar. Buscamos subsídios para a realização deste estudo na pesquisa qualitativa ena metodologia etnográfica. A abordagem autobiográfica se constituiu no método utilizado para a realização do mesmo. Assim sendo, o classificamos como um estudo de caso autobiográfico-etnográfico educacional. A base teórica é formada por um breve estudo sobre a zona rural, o letramento como prática social e a sociolingüística. Na história de vida, identificamos e analisamos extratos relacionados às condições socioeconômicas e socioculturais, ao envolvimento da família, às atitudes do professor e à motivação. Nas análises buscamos compreender a influência ou a importância que esses aspectos têm no processo de letramento de um educando. Neste caso, no processo de letramento da pesquisadora-pesquisada. Acreditamos ser este estudo uma excelente oportunidade para se refletir como o letramento se relaciona com as práticas sociais de oralidade e de escolarização e, como estas se relacionam com as condições socioeconômicas e as instituições sociais, como a família. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study is about the biography of a teacher on her way toward literacy, from her precarious rural school until the university. Literacy can be seen as a group of social practices related with the use, function and the impact of the writing on society. The main data base for this investigation is a person life history. In this way, we consider autobiographical reports of this person, who is from a poor rural area. This person started working at age 5 as she came from a poor and illiterate family, when she finally started school, she was older than her colleagues. This study is based on qualitative research and on the ethnographic method. The autobiographical approach is the method used to do this study. Thus, we classify it as a biographical educationalethnographical case study. Its theoretical basis is composed by a short study about rural area, the literacy as social practice and sociolinguistics. In the life history we identified and analyzed extracts related with socioeconomic and sociocultural status. Moreover, we analyzed family relationship, attitudes and motivation of the teachers. During the analysis we tried to identify the influence that these aspects on the literacy process of a student. We believe that this study will be a great opportunity to think about how literacy is related with orality social practices and how these practices are related with socioeconomic status and family involvement.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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