Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15884
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FontesDoisContextosExpositivos.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open
Title: Fontes : dois contextos expositivos para a incomensurabilidade
Authors: Martinez, Elisa de Souza
Assunto:: Arte contemporânea
Semiótica - artes
Percepção visual
Issue Date: Apr-2003
Publisher: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP
Citation: MARTINEZ, Elisa de Souza. Fontes: dois contextos expositivos para a incomensurabilidade. Galáxia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, v. 3, n. 5, abr. 2003. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1303/800>. Acesso em: 13 jun. 2014.
Abstract: O significado da obra de arte é construído na relação que esta estabelece com o contexto em que é exposta e com as obras com as quais constitui um percurso perceptivo, sensível e cognitivo. Utilizam-se os princípios teóricos da semiótica discursiva para construir uma análise na qual, ao mesmo tempo em que é considerada a localização imanente do ponto de partida de um percurso de geração de sentido, na estrutura da obra Fontes, de Cildo Meireles, exposta em dois eventos artísticos diferentes, identificam-se figuras e temas que participam de uma rede que a interliga a outros textos e seus respectivos potenciais significativos. As escolhas dos curadores inserem a obra em contextos situacionais no quais o seu sentido é apreendido e, também, contribui para a produção de sentido de um texto que o engloba. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The meaning of a work of art is produced by the relationship established within the context of the exhibition, as well as with the other works with which it builds the one sensitive and cognitive course. Based on the Semiotics of A.J. Greimas we present an analysis of Cildo Meirele’s Fontes, a work exhibited in two different events, revealing its common figures and themes. We consider not only the immanent structure of the meaning in an artistic text, but also its connection to other texts and the potential meanings that emerge from them. The choices made by a curator have the potential to insert the artwork in a situational context in which its meaning is captured and this contributes to the global perception of the text/exhibition in which it is presented.
Licença:: Galáxia - Esta obra é licenciada sobre uma licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1303/800. Acesso em: 13 jun. 2014.
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/15884/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons