Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15758
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_EdeuzanedeFatimaPereiradaSilvaSteinmetz.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open
Title: Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação
Authors: Steinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva
Orientador(es):: Duque, Cláudio Gottschalg
Assunto:: Comportamento informacional
Organização da informação
Arquitetura da informação
Competência informacional
Issue Date: 4-Jun-2014
Citation: STEINMETZ, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva. Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Considerando que o processo de organização da informação é importante para que aconteça uma aprendizagem significativa, essa dissertação tem o propósito de investigar como o aluno de graduação registra, comunica, organiza e recupera suas produções científicas durante o período de graduação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa sob a ótica da Arquitetura da Informação, com discentes, no último ano de gradução, de algumas instituições de ensino superior no Distrito Federal para compreender sobre o comportamento informacional desses alunos e sobre suas práticas investigativas. É uma pesquisa empírica, com abrodagem qualitativa, quantitativa e análise exploratória. Busca-se descobrir o nível de Competência Informacional dos graduandos, baseado no padrão da Association of College and Research Libraries – ACRL (2000), e investiga-se o que eles pensam sobre pesquisa, produção de conhecimento e Iniciação Científica. Portanto, o estudo caracteriza-se pela utilização de abordagem multimétodo que foi feito com alunos cujo perfil é o de ser parte de uma comunidade onde a prática de pesquisa e de Iniciação Científica ainda não está bem consolidada. Considerando que a informação tem o poder de direcionar o estudante e que a Arquitetura da Informação contribui para organizar e recuperar informação, investiga-se como pode ser utilizado tecnologias sociais para a construção de um ambiente de ensino que ofereça ao aluno o que é necessário para que ele crie uma cultura de pesquisa, produção de conhecimento e publicações científicas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Whereas the process of organizing information is important for it to happen meaningful learning, this dissertation aims to investigate how the graduate student records, communicates, organizes and retrieves their scientific productions during graduation. For this, a survey was developed from the perspective of Information Architecture, with students in the final year of graduate courses, some institutions of higher education in the Federal District to understand about the information behavior of these students and on their investigative practices. It is an empirical research with approach qualitative, quantitative and exploratory analysis. Seeks to discover the level of Information Literacy of undergraduates, based on the standard of the Association of College and Research Libraries - ACRL (2000 ), and investigates what they think about research, knowledge production and Scientific Initiation. Therefore, the study is characterized by the use of multi-method approach that was done with students whose profile is to be part of a community where the practice of research and scientific initiation is not yet well established. Whereas information has the power to direct the student and the Information Architecture helps to organize and retrieve information, investigates how social technologies can be used to build a learning environment that offers the student what is needed to it creates a culture of research, knowledge production and scientific publications.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/15758/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.