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Title: Morfogênese : sistema autopoiético emergente de vida artificial
Authors: Silva, Tiago Barros Pontes e
Orientador(es):: Venturelli, Suzete
Coorientador(es):: Ramos, Guilherme Novaes
Assunto:: Arte
Vida
Evolução
Arte por computador
Issue Date: 15-Apr-2014
Citation: SILVA, Tiago Barros Pontes e. Morfogênese: sistema autopoiético emergente de vida artificial. 2014. 293 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Dos sistemas complexos que nos circundam emergem padrões não previstos que organizam nossas cidades, nossas comunicações, a sociedade e a vida como um todo. A influência de um indivíduo em tais padrões não pode ser dimensionada no nível micro de suas ações, pois seus efeitos são incrementos de relações programadas que orientam a construção das abstrações emergentes. Assim surge a proposta poética da Morfogênese, que versa sobre a imprevisibilidade dos desdobramentos de nossas ações frente à complexidade dos sistemas que nos contornam. Sua poética é voltada para uma transposição dos padrões emergentes dos sistemas vivos para um contexto metafórico de composição das imagens, como se fosse possível observar em um microscópio as células vivas de toda imagem brigando para impor suas formas, cores e sons. Ela consiste em uma poética proposta enquanto arte computacional evolutiva, que utiliza um sistema adaptativo complexo multiagentes, constituído por algoritmos genéticos e inteligência artificial em enxame, para gerar comportamentos de locomoção, alimentação, confronto e reprodução, assim como interações mais complexas, como a colaboração ou a submissão. Todos esses comportamentos são programados no âmbito dos indivíduos, dos quais emergem os macro padrões de comportamento dos grupos, importantes para a sua adaptação e manutenção no tempo, simulando-se o processo evolutivo. Ao longo do relato são apresentados outros projetos que serviram como inspiração conceitual, estrutural e formal para o trabalho proposto. Também é discutido o seu processo de concepção, assim como são exibidos alguns de seus arranjos, as situações de comportamentos emergentes identificados e as experiências com os interatores nas exposições realizadas. Ao final, é realizada uma discussão sobre os seus extratos de significação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Unpredictable patterns emerge from the systems that embrace us. They organize our cities, communications, society and our lives as a whole. The micro level of individual´s actions cannot be used as a measure of their influence in such systems. Their behavior result from the incremental programmed relations that guide the construction of the emerging abstractions. In this context it is presented the Morphogenesis, which comprehends the unpredictability of our actions facing the complexity of our surrounding systems. This poetic approaches the emerging patterns of the living systems applied to the metaphoric world of images. It works as if it was possible to watch the very cells of every picture fighting to impose its forms, colors and sounds. The Morphogenesis is presented in the field of computational evolutionary art. It was developed as a multi-agents complex adaptive system, built with genetic algorithms and swarm intelligence to generate movement, feeding, fighting and reproduction behaviors. Also, it elicits more complex interactive behaviors, like collaboration and submission. All these behaviors are programed at the individual level, from which emerge the macro patterns of the groups, simulating the evolutionary process. Along the sections, other studies are presented as inspirations in terms of concepts, structures or interfaces. Furthermore, it´s creation method is detailed, some compositions are presented, the emerging behaviors are explained and the first experiences with the public are described. To conclude is presented a discussion about the levels of significance suggested by the Morphogenesis.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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