Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14646
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2013_SolangedeCarvalhoLustosa.pdf31,15 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Brasilidade no cinema nacional : problematizando os processos de identidade
Auteur(s): Lustosa, Solange de Carvalho
Orientador(es):: Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto:: Análise crítica do discurso
Brasilidade
Estereótipos (Psicologia social)
Filmes cinematográficos
Date de publication: 20-nov-2013
Référence bibliographique: LUSTOSA, Solange de Carvalho. Brasilidade no cinema nacional: problematizando os processos de identidade. 2013. 511 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: Partindo das reflexões feitas no documentário Olhar estrangeiro (Europa Filmes, 2006), de Lucia Murat, que mostra como diretores e/ou escritores estrangeiros representam o Brasil em seus filmes – de forma estereotipada, com exploração da sexualidade, da violência, da diversão sem limites, da ilegalidade etc. e, por isso, contribui para a construção de uma visão fechada e caricaturada do Brasil por parte do espectador –, esta pesquisa promove outras reflexões sobre como a brasilidade é representada pelos próprios brasileiros no gênero filme. Para isso, esta pesquisa utiliza a Análise de Discurso Crítica como pilar, mas em perspectiva interdisciplinar, para abarcar mais amplamente o objeto desta pesquisa. O objetivo geral desta investigação é desenvolver a leitura do imagético e associá-la ao processo de representação identitária do brasileiro, buscando responder as seguintes questões: 1) De que modo os filmes nacionais contribuem para a reificação de um espaço discursivo estereotipado de brasilidade? 2) Que práticas discursivas são endossadas pelas escolhas das comunidades discursivas da Comissão do Oscar e da Comissão do Ministério da Cultura e como elas afetam os discursos de brasilidade? 3) Como as teorias sobre pós-colonialismo e discurso podem ajudar a pensar em uma forma de reorganização do espaço discursivo estereotipado de brasilidade? Para isso, são analisados os filmes acatados pela Comissão do Oscar e os filmes indicados pela Comissão do Ministério da Cultura na última década (2001-2011). Os resultados mostram que todos os filmes reificam estereótipos nacionais semelhantes aos apresentados por Murat em seu documentário, e sinalizam para a necessidade de desenvolvimento de uma política de representação, bem como de mais pesquisas e abordagens teóricas que promovam a análise crítica relacionada à constituição e à interpelação do gênero filme. Esta análise crítica é imprescindível a um gênero que está associado à formação de opiniões não só de brasileiros, mas de grande parte da humanidade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
From the reflexions that have been done in the documentary Olhar Estrangeiro (Europa Filmes, 2006), of Lucia Morat, that show how foreign directors and/or writers represent Brazil in movies – in a stereotypical way exploring sexuality, violence, no limit diversion, illegality etc, and therefore, contributes constructing a cartoonized and wrong vision of Brazil by the spectator –, this research promotes another reflexions about how brazilinity is represented by Brazilians in the movie genre. For that, this research uses the Critical Discourse Analysis as a pillar, but in an interdisciplinary perspective, to embrace widely the goal of this research. The general goal of this investigation is develop the reading of imagetic and associate it with the representation of identity of Brazilians, answering the following questions: 1) In what way the brazilian movies contribute to the reification of a stereotypical discoursive space of brazilinity? 2) What discourse practices are endorsed by the choices of the discoursive communities of Hollywood Academy Awards and the Commission of the Ministry of Culture of Brazil and how they affect the discourses of brazilinity? 3) How the teories about Post-Colonialism and discourse can help to think in a reorganization form of the stereotypical discoursive space of brazilinity? For this, the films are analyzed by Hollywood Academy Awards and the Commission of the Ministry of Culture of Brazil in the last decade (2001-2011). The results show that all films reify national stereotypes similar to those presented by Murat in her documentary, and point to the need to develop a politics of representation, as well as more research and theoretical approaches that promote critical analysis related to the constitution and interpellation of the film genre. This critical analysis is indispensable to a genre that is related with the opinion formation not only of Brazilians, but also of a large part of mankind.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Vernácula, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14646/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.