Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14336
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FatimaRejanedeMeneses.pdf606,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Alteridade e incomunicabilidade em contos do imigrante, de Samuel Rawet
Autor(es): Meneses, Fatima Rejane de
Orientador(es): Pires, Maria Isabel Edom
Assunto: Rawet, Samuel, 1929-1984 - crítica e interpretação
Literatura brasileira
Contos brasileiros
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: MENESES, Fatima Rejane de. Alteridade e incomunicabilidade em contos do imigrante, de Samuel Rawet. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nesta dissertação são analisados quatro contos de Samuel Rawet, da obra Contos do imigrante, mostrando como se dá a representação da incomunicabilidade na construção que o autor faz dos personagens imigrantes judeus no Brasil na década de 1950. O estudo toma como base os conceitos de alteridade e identidade de Stuart Hall e as bases da filosofia do diálogo, de Martin Buber. Os contos “O profeta” e “A prece” mostram as consequências da Segunda Guerra Mundial e o extermínio dos judeus nos campos de concentração. Em “Judith”, o ponto principal é o preconceito enfrentado pela protagonista judia por ter se casado com um não judeu. “Gringuinho” é o relato do sofrimento de uma criança que vive a alteridade como um sentimento de rejeição. Oscilando entre o passado e o presente, os personagens de Rawet encontram-se em situações de conflito geradas pelas diferenças étnicas e religiosas e pelas dificuldades com a língua, o que traz como consequência a solidão e o silêncio. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation analyzeds four tales by Samuel Rawet, Contos do imigrante, showing how is the representation of the incommunicado in the construction the author makes of Jewish immigrants characters in Brazil in the 1950s. The study builds on the concepts of otherness and identity by Stuart Hall and the foundation of the philosophy of the dialogue, by Martin Buber. The short stories “The Prophet” and “Prayer” show the consequences of the Second World War and the extermination of the Jews in the concentration camps. In “Judith”, the main point is the prejudices faced by the protagonist for having married a non-Jew. “Gringuinho” is the story of the sufferings of a child living the otherness as a feeling of rejection. Oscillating between the past and present, characters Rawet is e in a conflict generated by ethnic and religious differences and difficulties with language, which brings as a consequence the solitude and silence.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.