Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/13933
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaquelRamosAvila.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Consciência de marcas em crianças e adultos : questões conceituais e empíricas sobre o comportamento do consumidor
Autor(es): Ávila, Raquel Ramos
Orientador(es): Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira
Assunto: Marca de produtos
Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Crianças
Data de publicação: 14-Ago-2013
Referência: ÁVILA, Raquel Ramos. Consciência de marcas em crianças e adultos: questões conceituais e empíricas sobre o comportamento do consumidor. 2013. 170 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As crianças apresentam amplo repertório de comportamentos de consumo e têm se tornado o maior mercado atual e potencial de consumidores, atraindo o interesse de empresas, profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Dentre esses comportamentos, aqueles relacionados à consciência de marcas são de particular interesse neste estudo, cujos objetivos foram (a) desenvolver uma análise conceitual do termo, (b) organizar um procedimento para seu estudo a partir do Behavioural Perspective Model e (c) realizar uma pesquisa empírica para investigar a consciência de marca de crianças e seus responsáveis. Cinquenta e seis estudantes de oito a 12 anos de idade, de em uma instituição de ensino particular de Brasília-DF, e 28 responsáveis participaram, respondendo questionários voltados para lembrança (LM), reconhecimento (RM) e preferência por marcas, bem como para outros comportamentos de consumo, todos relacionados a quatro categorias de produto (aparelho celular, biscoito doce, suco de fruta pronto e tênis). Os principais resultados indicaram a influência da idade do estudante sobre LM e RM de estudantes para tênis e aparelho celular e sobre RM dos responsáveis para todas as categorias; da frequência de uso ou consumo do estudante sobre LM de estudantes para todas as categorias (exceto tênis); e do sexo sobre a LM de estudantes e responsáveis para tênis. Outros dados acerca do desempenho de marcas e dos participantes e suas relações com nível de reforço informativo, bem como análises descritivas incluindo outros comportamentos de consumo relatados também foram apresentados. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Children have a broad repertoire of consumer behaviors and they have become the largest current and potential market, attracting the interest of manufacturers, professionals and researchers in different fields of knowledge. Among these behaviors, those related to brand awareness are of particular interest in this exploratory study whose objectives were to: (a) discuss the importance of a conceptual analysis of the term and present a definition consistent with the science of behavior analysis, (b) present a procedure for studying brand awareness according to the Behavioural Perspective Model and (c) conduct an empirical study to investigate children and their parents´ brand awareness. Fifty-six students from eight to 12 years of age, studying in a private educational institution in Brasília-DF, and 28 adults participated by answering questionnaires focused on brand recall (BRC), recognition (BRG) and preference, as well as on consumption habits, all of them regarding four products (mobile phone, sweet biscuit, fruit juice and tennis shoes). The main results showed the influence of children´s age on chidren´s BRC/BRG for tennis shoes and mobile phones and on adults´ BRC for all products, of the frequency of use or consumption by children on their LM for all products (except tennis shoes), and of sex on children and adults´ BRC for tennis shoes. Other data about the performance of brands and participants and their relationships with the level on informative reinforcement were presented, as well as descriptive analyzes including other consumption behaviors reported by the participants.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.