Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1320
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ AntonioMartinsFNeto.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
Autor(es): Ferreira Neto, Antonio Martins
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Escolas
Educação politécnica
Química - estudo e ensino
Prática de ensino
Data de publicação: Dez-2008
Referência: FERREIRA NETO, Antonio Martins. A inserção da escola na comunidade: desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na perspectiva de oferecer ao professor de Ensino Médio, uma alternativa de realizar em sua escola um trabalho pedagógico que tenha como eixo norteador a articulação da escola com a juventude, a comunidade e o trabalho. A forma com que a escola está estruturada, não atende aos anseios da juventude referente aos conhecimentos, habilidades e valores para que os jovens se tornem capazes de interagir com o mundo do trabalho garantindo assim, sua evolução como ser humano e sua sobrevivência material. Relatos da literatura apontam que a escola apresenta-se do ponto de vista dos alunos como autoritária, excludente, assistencialista, antidialógica, paternalista e desinteressante. Além disso, o modelo de ensino pode ser caracterizado como de transmissão-recepção. Uma possível explicação para essa situação seria uma desarticulação da escola com a juventude, a comunidade e o trabalho. Alguns autores apontam a educação pelo trabalho como uma perspectiva de saída para esta crise. Portanto, escolhemos um projeto que contemplasse a articulação da escola com a juventude, a comunidade e o trabalho, que foi a construção de um aquecedor solar de baixo custo junto a uma família da zona rural, abordando as relações com o meio ambiente e fontes alternativas de energia. São também apresentados alguns experimentos para melhor compreensão dos princípios da ciência na perspectiva da educação politécnica. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work was developed in the perspective of offering to high school teachers an alternative for carrying out in their schools a pedagogical work that has as directing axis the articulation of school with work, youth and community. The way in which school is structured does not satisfy youth’s need for knowledge, abilities and moral values so that young people become capable of interacting with work, guaranteeing their evolution as human beings and their material survival. Reports from the literature indicate that school presents itself, from the point of view of students, as authoritarian, excluding, paternalist and uninteresting. In addition, the teaching model can be characterized as a transmissionreception one. A possible explication for this situation would be a disarticulation between school and youth, community and work. Some authors point the education by means of work as a possible perspective for solving this crisis which school is in. Therefore, we have chosen a project that regards the articulation of school with work, youth and community, which was the building of a low cost solar heater with a family from the rural zone, approaching the relations with environment and alternative sources of energy. We also present some experiments that allow a better comprehension of science principles in the perspective of polytechnic education.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.