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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12840
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ARTIGO_AvaliacaoPreliminarImpacto.pdf168,16 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.authorGarcia, Leila Posenato-
dc.contributor.authorFreitas, Lúcia Rolim Santana de-
dc.contributor.authorDuarte, Elisabeth Carmen-
dc.date.accessioned2013-04-22T12:04:29Z-
dc.date.available2013-04-22T12:04:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGARCIA, Leila Posenato; FREITAS, Lúcia Rolim Santana de; DUARTE, Elisabeth Carmen. Avaliação preliminar do impacto da lei da cadeirinha sobre os óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil: estudo de séries temporais no período de 2005 a 2011. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 21, p. 367-374, 2012. Disponível em: <http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v21n3/v21n3a02.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12840-
dc.description.abstractObjetivo: avaliar preliminarmente o impacto da Lei da Cadeirinha sobre a ocorrência de óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil. Métodos: estudo de séries temporais com desenho do tipo antes e depois, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade referentes ao período de setembro de 2005 até agosto de 2011; o modelo Autorregressivo Integrado e de Média Móvel Sazonal (SARIMA) foi utilizado. Resultados: no período de um ano após a vigência da Lei, foram registrados 227 óbitos, enquanto no ano anterior, foram realizados 296; a média anual nos cinco anos anteriores foi de 267,8; após a vigência da Lei, houve variação negativa de 23,0% no número absoluto anual de óbitos, sem significância estatística. Conclusão: apesar da redução do número absoluto de óbitos, não se observou impacto estatisticamente significativo da Lei da Cadeirinha, possivelmente pelo curto período de observação pós-intervenção. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractObjective: to evaluate the preliminary impact of a child restraint law on the occurrence of deaths caused by car accidents among under ten years old, in Brazil. Methods: a time series study with before and after design data from the Mortality Information System during the period from September 2005 to August 2011; the Seasonal Auto-Regressive Integrated Moving Average (SARIMA) model was used. Results: within one year after the enactment of the law, 227 deaths were recorded, while in the previous year, 296 were recorded; the annual average for the previous five years was 267.8; after the enactment of the law, there was a 23.0% negative variation in the absolute number of deaths,with no statistical significance. Conclusion: despite the reduction in the absolute number of deaths, a statistically significant impact of the law was not observed, possibly due to the short post-intervention observation period.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherSecretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúdeen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação preliminar do impacto da lei da cadeirinha sobre os óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil : estudo de séries temporais no período de 2005 a 2011en
dc.title.alternativePreliminary impact evaluation of mandatory restraining on child deaths by car accidents in Brazil : a time-series study (2005-2011)en
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitoen
dc.subject.keywordTransporte de criançasen
dc.rights.licenseEpidemiologia e Serviços de Saúde - É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. Fonte: http://scielo.iec.pa.gov.br/revistas/ess/paboutj.htm#copyright. Acesso em: 22 abr. 2013.en
dc.description.unidadeFaculdade de Medicina (FMD)-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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