Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10991
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_RonaldEmersonScheroltdaCosta.pdf6,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A competência informacional no ensino superior tecnológico: um estudo sobre os discentes e docentes do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da união educacional de Brasília (UNEB)
Autor : Costa, Ronald Emerson Scherolt da
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Competência informacional
Ensino superior
Fecha de publicación : 19-jul-2012
Citación : A competência informacional no ensino superior tecnológico: um estudo sobre os discentes e docentes do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da união educacional de Brasília (UNEB). 2011. xv, 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade Brasília, Brasília, 2012.
Resumen : A Sociedade da Informação é caracterizada pelo uso massivo de tecnologia e pelo aumento vertiginoso da quantidade de informação disponível. Os cursos superiores na área de Tecnologia da Informação (TI) necessitam preparar seus egressos para o uso e domínio das tecnologias e da informação, para que assim possam exercer de maneira adequada suas futuras tarefas profissionais, sociais, culturais e científicas, como cidadão competente em informação e integrado a esta nova Sociedade. A pesquisa de mestrado utilizou como parâmetros os objetivos e resultados esperados para o desenvolvimento de Competência Informacional sintetizados por Dudziak (2003) tomando por base os Padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior propostos pela Association of College and Research Libraries (ACRL). Por meio de uma abordagem quali-quantitativa objetivou-se analisar se os discentes e docentes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) da União Educacional de Brasília (UNEB) têm conhecimento dos fundamentos para a aquisição de competência informacional na sua formação; identificar o nível de competência informacional dos discentes e docentes; conhecer os procedimentos utilizados pelos discentes e docentes na busca e uso da informação; identificar ações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), em iniciativas das Coordenações de Curso, dos Professores e da Biblioteca relacionadas ao desenvolvimento da competência informacional dos discentes; e relacionar o nível de competência informacional com o coeficiente de desempenho dos alunos e o nível de formação dos professores. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 50 questões abertas e fechadas, aplicado a uma amostra intencional, em junho de 2011, além de uma entrevista, aplicada a alguns membros da direção, coordenação e biblioteca da IES. De forma geral, verificou-se que os alunos e professores dos Cursos de TI da UNEB, participantes da pesquisa, indicaram que possuem a maioria das habilidades relacionadas à competência informacional, sendo possível afirmar que os discentes e docentes possuem compreensão sobre os preceitos das normas da ACRL (2000). O estudo da temática demonstrou a importância de se assegurar a Competência informacional em qualquer formação, entendida como uma competência transversal, necessária a todo o cidadão da Sociedade da Informação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Information Society is characterized by massive use of technology and the increasing amount of information available. The higher education courses in the area of Information Technology (IT) need to prepare their graduates for the use and mastery of technology and information, so that they can adequately perform their future professional tasks, social, cultural and scientific, as a citizen competent information and integrated into this new society. The master's research used as parameters objectives and expected results for the development of Information Literacy synthesized by Dudziak (2003) building on the Information Literacy Standards for Higher Education proposed by the Association of College and Research Libraries (ACRL). Through a qualitative and quantitative approach aimed to examine whether students and teachers of the Course of Technology Development and Analysis System (TADS) Brasilia Education Union (UNEB) have knowledge of the fundamentals for the acquisition of information literacy in their training, identify the level of information literacy of students and teachers, to know the procedures used by students and faculty in the pursuit and use of information, identify actions in Course Pedagogical Project (CPP) initiatives in the Course Coordinators, the Teachers, and Library related to the development of information literacy of students and correlate the level of information literacy with the coefficient of performance of students and the level of training of teachers. The instruments of data collection were a questionary with 50 closed and open questions, applied to a purposive sample, in June 2011, and an interview, applied to some members of the management, coordination and library of the institution. Generally speaking, it was found that students and teachers of IT courses UNEB, research participants, have indicated that most of the skills related to information literacy, it is possible to say that students and teachers are understanding the precepts of ACRL (2000) standards. The study of subject demonstrated the importance of asserting the Information literacy, understood as a transversal competence necessary for every citizen of the Information Society.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10991/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.