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Title: A responsabilidade social da empresa segundo o empresariado paulista
Authors: Reinehr, Jaciane Pimentel Milanezi
Advisor: Messenberg, Débora
Keywords: Ação social
Responsabilidade social da empresa
Capitalismo
Issue Date: 19-Jan-2012
Submit Date: 5-Jul-2011
Citation: REINEHR, Jaciane Pimentel Milanezi. A responsabilidade social da empresa segundo o empresariado paulista. 2011. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia Urbana)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: A presente dissertação traz uma reflexão sobre as mudanças na ação empresarial brasileira, por meio do fenômeno da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), à luz das mudanças nas crenças capitalistas. Tem como objeto de estudo as mudanças na ação empresarial, de empresas privadas paulistas, a partir da aproximação destas ao modelo da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Seu objetivo geral é evidenciar e compreender a natureza da ação dessas empresas. Como objetivos específicos, elucidar os sentidos fornecidos por essas empresas à sua função na sociedade brasileira e ao modelo de RSE no país, bem como clarear as práticas sob a égide da RSE. Parte-se da premissa de que há mudanças na ação empresarial dessas empresas, decorrentes de uma evolução do sistema valorativo do capitalismo, que passa a incorporar veementemente crenças cívicas e conectivas. Para tanto, foi utilizado como recurso metodológico o questionário e a entrevista semiestruturada, entre um grupo específico de empresas, todas privadas, nacionais, paulistas, praticantes do modelo da RSE. De uma perspectiva teórica, apoia-se na categoria sociológica de ação social, a partir da Sociologia Compreensiva e da Sociologia Pragmática Francesa. Confirmou-se que esse grupo de empresas é portador de uma ação empresarial modificada, condizente com a atualização das crenças capitalistas. Constatou-se que essas empresas fornecem um duplo sentido a si, mantenedoras da função clássica da empresa capitalista de reprodução de lucro e portadoras da nova função empresarial de atuação em prol de interesses coletivos. Foi identificado que essas empresas compreendem RSE como ampliação das funções da empresa para além da econômica, ampliação das interfaces da empresa, melhor refletido na expressão sustentabilidade, uma proposta de difícil assimilação internamente à empresa, uma profecia de tendência inexorável, um instrumento de legalidade no país, um instrumento de atratividade ao trabalho, um diferencial de mercado, contrário ao marketing social, uma forma de gratidão para com a sociedade brasileira, uma extensão da cidadania individual. Descobriu-se que a RSE no Brasil é fomentadora de duas crenças capitalistas: a racionalidade e o conexionismo. Conclui-se que já está vigente no país um capitalismo revigorado em seus aspectos valorativos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation is a reflection on the changes in the Brazilian business action, through the phenomenon of Corporate Social Responsibility (CSR), based on the changes in capitalist beliefs. The specific object of study is the changes in the business action of São Paulo´s private companies after their approximation to Corporate Social Responsibility (CSR). The overall goal of the study is to highlight and understand the nature of the action of these companies. The specific objectives of the dissertation are to clarify the meanings provided by these companies to their role in Brazilian society, to clarify the meanings provided by them to the model of CSR in Brazil and to lighten the practices under the model of CSR among these companies. It assumes changes in the business action of these companies as a result of an evolution of the values of capitalism system, which is vehemently incorporating civic and connective beliefs. The dissertation used questionnaire and semi-structured interview as methodological procedures among a specific group of companies, which are all private, national, from São Paulo and practitioners of CSR. From a theoretical perspective, it rests on the sociological category of social action, from the Comprehensive Sociology and from the French Sociology of Critical Capacity. It was confirmed that this group of companies carries a modified business action, consistent with the updating of capitalist beliefs. It was found that these companies provide a double meaning to themselves; they are sponsors of the classic capitalist function of profit reproduction and they carry the new role of corporate performance on behalf of collective interests. It was identified that these companies understand CSR as an extension of the functions of the company beyond the economic one, as an expansion of the interfaces of the company, as best reflected in the expression of sustainability, as a proposal difficult to be assimilate within the company, as a prophecy of inexorable trend, as a reinforcement of legality in Brazil, as an instrument of employee recruitment and retention, as a competitive tool in the market, as contrary to social marketing, as a form of gratitude to the Brazilian society, as an extension of individual citizenship. It was found that CSR in Brazil is a promoter of two capitalist beliefs, rationality and connectionism. The dissertation concludes that it is already in force in Brazil a reinvigorated capitalism in its evaluative aspects.
Additional Information: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.
Is based on: http://hdl.handle.net/10482/11082
http://hdl.handle.net/10482/11723
http://hdl.handle.net/10482/11724
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