Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9858
Título: Educação profissional e tecnológica: uma análise do curso superior de tecnologia em gestão de saúde do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Belém
Autor(es): Carvalho, Rejane do Socorro da Silva
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Educação profissional
Tecnologia
Projeto pedagógico
Data de publicação: 17-Jan-2012
Data de defesa: 21-Jul-2011
Referência: CARVALHO, Rejane do Socorro da Silva. Educação profissional e tecnológica: uma análise do curso superior de tecnologia em gestão de saúde do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Belém. 2011. 113 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho se propôs analisar o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Saúde, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, a partir de seu Projeto Pedagógico, na tentativa de compreender como se deu a sua implantação e como se apresenta o funcionamento do Curso na atualidade. Para que esta análise fosse possível, examinamos seus objetivos, a finalidade, o perfil profissional pretendido, dentre outros fatores que influenciam na formação de seus alunos. Para a constituição do referencial teórico, procedemos à revisão bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo. Com o intuito de que obtivéssemos subsídios/dados necessários para confrontálos com o que está disposto no Projeto Pedagógico, servimo-nos de dados de pesquisa extraídos, não apenas de alguns sujeitos selecionados por estarem envolvidos diretamente no Curso, mas, também servimo-nos de falas assumidas por determinados autores cujas contribuições teóricas serviram de fundamentação para o terceiro capítulo deste trabalho. Percebemos, ao final das análises, que o referido Curso oferta uma educação voltada para a formação de profissionais que estão aptos a ocuparem uma vaga no mercado de trabalho, com algumas discussões que envolvam posicionamentos mais críticos sobre a realidade em que atuam e vivem. Abrangendo conceitos (como qualidade, competências etc.), muitas vezes mal interpretados pelos indivíduos, que os colocam a serviço de interesses particulares de uma pequena parcela da sociedade que tem como fim último, o domínio do poder, seja político, econômico, seja cultural e/ou social. Sua formação está voltada para a ocupação de uma função na área em que o Curso está envolvido, considerando, em algumas situações, que o indivíduo, além dos conhecimentos técnicos específicos, necessita desenvolver outras habilidades para o convívio em sociedade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study proposes to analyze the Degree in Health Management Technology, Federal Institute of Education, Science and Technology of Para - IFPA, from its Education Programme, in trying to understand how it came to its deployment and as it stands the operation of the course today. For this analysis was possible, examine your goals, purpose, the professional profile sought, among other factors that influence the education of its students. To make up the theoretical framework, we conducted the literature review, followed by a field survey. In order that we obtained grants / data needed to confront them with what is defined in the Education Programme, we use data drawn from research, not just a few subjects selected for being involved directly in the course, but also we serve- in the lines assumed by certain authors whose contributions formed the theoretical foundation for the third chapter of this work. We realized at the end of the analysis, that this course offers an education aimed at training professionals who are able to occupy a place in the labor market, with some discussions involving the most critical positions on the reality in which they work and live. Covering concepts (such as quality, skills, etc..), Often misinterpreted by people who put them in the service of private interests of a small portion of society which has as its ultimate end, the domain of power, whether political, economic, or cultural and / or social. Her training is focused on the occupation of a function in the area wh are the course is involved, whereas, in some situations, the individual, beyond the specific technical knowledge, you need to develop other skills for life in society.
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília Faculdade de Educação, 2011.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RejaneSocorroSilvaCarvalho.pdf618,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.