RIUnB >
FE - Faculdade de Educação >
FE - Programa de Pós-graduação  >
FE - Mestrado em Educação (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10482/4821

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao_Andre Pugliese da Silva.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open

Title: Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
Authors: Silva, André Pugliese da
Advisor: Teles, Lúcio França
Keywords: Linguagem e educação
Sistemas hipertexto
Ensino a distância
Issue Date: 2009
Submit Date: 2009
Citation: SILVA, André Pugliese da. Do texto ao hipertexto: um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo a análise e discussão das características do hipertexto, seus aspectos históricos e suas perspectivas de utilização nos processos de ensino e aprendizagem. Sob a ótica hipertextual, os hiperlinks configuram-se como os pontos de parada/conversão do leitor na construção de suas próprias narrativas. A partir desse prisma, novas propostas metodológicas podem ser aplicadas, propiciadas pela utilização de múltiplas mídias em seu constructo. Desenvolvido sob a égide de referenciais técnicos e linguísticos, o hipertexto em questão se estabelece como uma forma dinâmica de apresentação de informações articuladas rizomaticamente, permitindo aos sujeitos diferentes formas de leitura e construção de sentidos, de acordo com seus perfis particulares de leitura. Identificar tais idiossincrasias é a condição básica para que as produções hipertextuais possam responder de forma eficiente às intenções e especificidades de seus produtores, mesmo que necessariamente o leitor do hipertexto seja potencialmente um co-autor, a partir das trajetórias que indica e dos caminhos que estabelece a partir de suas apropriações. Por meio do uso de procedimentos metodológicos compatíveis à complexidade de sua análise, foi possível compreender em pormenores não somente as impressões dos leitores sobre o hipertexto, mas também observar as suas reações gestuais e faciais, indicadoras de sua percepção em relação àquilo que na tela do computador se apresentava. Em suas considerações, cada leitor semeou interrogações e pontos que merecem destaque na produção do hipertexto, que por simples, pode vir a desperdiçar a sua potencialidade em relação à construção de novos saberes. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze and discuss the characteristics of hypertext, its historical aspects and perspectives related to its usage in teaching and learning processes. Under hypertext view, readers use hyperlinks as check points in the construction of their own relation with the text. From this prism we can apply new methodological proposals, provided by the application of multiple media. Hypertext, developed under technical and linguistic references, is seen as a dynamic form of presenting articulated information, which enable readers to have different types of reading and sense construction, according to their own reading styles. For hypertexts to be useful, meeting developers’ intentions and needs, it must identify those idiosyncrasies mentioned before, even if hypertext readers can be considered potentially co-authors, when considering the course to render meaning for what is read. In order to take a closer look and understand better, not only impression but also observe their face and body reactions which show their perception about what they have read on the computer screen, we used methodological procedures consistent with its complex analyses. We must highlight, when developing hypertexts, questions that rise from readers, that even when considered too simple, if not taken into account can lose its potential in raising new knowledge.
Additional Information: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
License: Open Access
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
About Repository  |  FAQ  |  Statistics |  Authorization Term
Copyright © 2008 MIT & HP. All rights reserved.