Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32405
Título: O “alto” e o “baixo clero” do Parlamento brasileiro
Autor(es): Messenberg, Débora
Assunto: Poder legislativo - Brasil
Data de publicação: Ago-2010
Editor: Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados
Referência: MESSENBERG, Débora. O “alto” e o “baixo clero” do Parlamento brasileiro. Cadernos Aslegis, Brasília, v. 40, p. 79-107, mai./ago. 2010. Disponível em: <http://www.aslegis.org.br/files/cadernos/2010/Caderno40/08_o_alto_e_o_baixo_clero_do_parlamento_brasileiro.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.
Resumo: É amplamente reconhecido entre parlamentares, estudiosos da política e mesmo leigos que, no interior do Poder Legislativo, a capacidade de tomar e impor decisões válidas a todos os membros da instituição concentra-se num círculo restrito de pessoas. Essa característica elitista do Parlamento é aqui entendida não como um fenômeno natural, mas resultado de um processo em que se estabelecem critérios seletivos – também produtos sociais – mediante os quais se opera o recrutamento de determinados parlamentares para a ocupação de “espaços de poder”. Tais espaços referem-se tanto às posições estratégicas na estrutura da organização quanto a determinadas práticas que criam e envolvem recursos de poder.
Licença: Cadernos Aslegis - Diretrizes para Autores ... 6. Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores poderão autorizar ou assumir compromissos contratuais adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, contribuindo desse modo para gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: http://www.aslegis.org.br/cadernos-aslegis/29-cadernos-aslegis/sobre/75-diretrizes-para-autores.html. Acesso em: 04 maio 2018.
Aparece nas coleções:SOL - Artigos publicados em periódicos
SOL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AltoBaixoClero.pdf248,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.