Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32060
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_ÂngelaMariaCristinaClara.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open
Title: Verificação de conformidade regulatória dos processos de governança de TI : um estudo de caso de uma empresa pública
Other Titles: Elements conduct compliance check regulatory actions to it governance case study of a public company
Authors: Clara, Ângela Maria Cristina
Orientador(es):: Sousa Júnior, Rafael Timóteo de
Assunto:: Verificação de conformidade
Conformidade regulatória
Tecnologia da informação
Governança de TI
Issue Date: 6-Jun-2018
Citation: CLARA, Ângela Maria Cristina. Verificação de conformidade regulatória dos processos de governança de TI: um estudo de caso de uma empresa pública. 2017. xii, 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Diferentes pesquisas indicam que as empresas que possuem bons modelos de governança de TI apresentam resultados superiores em relação aos concorrentes, especialmente porque executam, de forma consistente, as melhores decisões para a TI. Este trabalho objetiva a identificação de Elementos que Orientem as Ações de Verificação de Conformidade Regulatória – EVCR´s, visando o aprimoramento e o direcionamento da governança de TI, tendo como base as estruturas, os processos e os mecanismos que possibilitem assegurar a legalidade, a conformidade, como também apoiar nos processos de tomada de decisão da organização. Para validar os elementos identificados como efetivamente geradores da verificação de conformidade regulatória, foi analisada a aplicação de tais elementos em uma empresa pública, prestadora de serviços de TI para todo o governo federal.
Abstract: Different research indicates that companies that have good IT governance models feature superior results compared to competitors, especially as they perform consistently, the best decisions for IT. This study aims to identify elements that guide regulatory compliance verification activities in order to improve and the direction of IT governance, based on the structures, processes and mechanisms that allow for ensuring the legality, compliance, as well as support the organization's decision-making processes. To validate the elements identified as effectively generators of regulatory compliance check, the application of such elements was analyzed in a public company, a provider of IT services to the entire federal government.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32060/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.