Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32056
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_AmiltonVitorinoGonzaga.pdf692,87 kBAdobe PDFView/Open
2017_AmiltonVitorinoGonzaga_ANEXO.pdf3,46 MBAdobe PDFView/Open
Title: Conflitos em territórios quilombolas : a elaboração de uma cartilha para o enfrentamento do racismo ambiental
Authors: Gonzaga, Amilton Vitorino
Orientador(es):: Nogueira, Mônica Celeida Rabelo
Nasuti, Stéphanie
Assunto:: Quilombos
Racismo ambiental
Conflitos territoriais
Issue Date: 6-Jun-2018
Citation: Gonzaga, Amilton Vitorino. Conflitos em territórios quilombolas: a elaboração de uma cartilha para o enfrentamento do racismo ambiental. 2017. 30 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O presente memorial apresenta os fundamentos teóricos, a finalidade e a forma como foi desenvolvida uma cartilha, como material informativo/formativo dirigido às comunidades quilombolas em situação de conflito em seus territórios, devido à ameaça ou implantação de um grande empreendimento. Para o desenvolvimento da cartilha o conflito em torno da implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), sobre o território quilombola de Araçá/Volta, no município de Bom Jesus da Lapa, Bahia, foi tomado como caso de referência. Há pouca informação organizada e disponível para orientar as comunidades em situações de conflito. Nesta perspectiva a elaboração da cartilha “Conflitos em territórios quilombolas: algumas dicas para o enfrentamento do Racismo Ambiental” se justifica por apresentar a sistematização de uma experiência, em linguagem didática, com o intuito de servir como fonte de formação e informação para as comunidades quilombolas atingidas por obras de grandes empreendimentos.
Abstract: This memorial presents the theoretical bases, the purpose and the way in which a primer was developed, as informative/formative material directed to the quilombola communities in situation of conflict in their territories, due to the threat or implantation of a great enterprise. For the development of the primer, the conflict surrounding the implementation of the West-East Integration Railway (FIOL), on the quilombola territory of Araçá/Volta, at Bom Jesus da Lapa, Bahia, was taken as a reference case. There is little information organized and available to guide communities in conflict situations. In this perspective, the preparation of the primer "Conflicts in Quilombola Territories: Some Tips for Confronting Environmental Racism" is justified by presenting the systematization of an experience, in didactic language, with the purpose of serving as a source of training and information for quilombola communities affected by major projects.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:CDS - Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32056/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.