Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31664
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_ValériaAparecidaGuimarães.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open
Title: Aplicação de análise de pontos por função na mensuração de software com SOA e BPM
Other Titles: Function point analysis adoption in the measurement of software based on SOA and BPM
Authors: Guimarães, Valéria Aparecida
Orientador(es):: Puttini, Ricardo Staciarini
Assunto:: Software - avaliação
Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
Business Process Management (BPM)
Issue Date: 17-Apr-2018
Citation: GUIMARÃES, Valéria Aparecida. Aplicação de análise de pontos por função na mensuração de software com SOA e BPM. 2017. xv, 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Uma das técnicas de medição mais utilizadas e documentadas para a obtenção do tamanho de um software é a Análise de Pontos de Função (APF). No entanto, discussões acerca da sua aplicabilidade para projetos SOA (Arquitetura Orientada a Serviço) têm sido constantes, o que justificou a escolha desse tema de investigação. Este documento apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi a construção de uma proposta para a medição, por meio da utilização de Pontos de Função (PF), do tamanho funcional de softwares que utilizam as abordagens de desenvolvimento de software com SOA e BPM (Business Process Management). A proposta foi desenvolvida a partir de revisão da literatura e de análises de dados empíricos coletados durante a execução de um projeto real. Ao final do trabalho, foi possível realizar análises comparativas entre projeções usando APF, o método proposto e dados empíricos. O resultado mostrou que a APF não é adequada para a medição do tamanho funcional de projetos SOA/BPM, ao contrário do método proposto.
Abstract: One of the most widely used and documented measurement techniques for obtaining software size is Function Point Analysis (FPA). However, there have been frequently discussions about its applicability to SOA (Service Oriented Architecture) projects, which justifies a choice of the research topic. This document presents the results of a research whose objective was the construction of a proposal to measure SOA and BPM (Business Process Management) softwares through the use of Function Points (PF). A proposal has been developed based on literature review and empirical data analyzes, with was collected from an execution of a real project. The research compare empirical data (from a real-world project) to projections based on FPA, as well on the proposed method. Results demonstrate that the proposed method is suitable to SOA/BPM projects, differently of FPA.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31664/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.