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Título: Produção e estratégias de acesso a mercados em assentamentos da reforma agrária no norte do Mato Grosso
Autor(es): Ruas, Fabiano Coutinho
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Assunto: Comercialização
Assentamento agrário
Reforma agrária
Mato Grosso (MT)
Data de publicação: 7-Nov-2017
Data de defesa: 4-Jul-2017
Referência: RUAS, Fabiano Coutinho. Produção e estratégias de acesso a mercados em assentamentos da reforma agrária no norte do Mato Grosso. 2017. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo caracterizar a produção e analisar o acesso a mercados por meio dos canais e estratégias de comercialização adotadas pelos assentados da reforma agrária do Norte do estado do Mato Grosso. O universo de pesquisa contemplou 876 lotes, 17 assentamentos situados nos municípios de Guarantã do Norte, Carlinda e Novo Mundo. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, coletas de dados com o auxílio de formulário específico, além de pesquisa exploratória com os principais atores visando ampliar o olhar sobre a realidade dos assentamentos. O trabalho na fase inicial trata do histórico da pesquisa em assentamentos rurais, estratégia e o acesso à terra, a partir da análise de dados referentes aos três últimos governos do Brasil. Na sequência são analisados os dados socioeconômicos, a produção, os canais e as estratégias de acesso a mercados utilizadas pelos assentamentos da Reforma Agrária. A pesquisa conclui que existe uma concentração na produção, ao mesmo tempo que os assentamentos produzem diversidade. Quanto às estratégias, observou-se um padrão comportamental ou uma reprodução nas ações dos assentados quanto à produção e à comercialização, que não configuram em estratégias deliberadas, intencionais, organizadas a priori, mas em estratégias emergentes, não intencionais e não organizadas antecipadamente, onde a estratégia deliberada é utilizada pelos atores econômicos num processo em que os assentamentos são inseridos, mas não são os condutores desta estratégia.
Abstract: The purpose of this dissertation is to characterize production and analyze access to markets through marketing channels and strategies adopted by agrarian reform settlers in the North of the sate of Mato Grosso. The research universe included 876 lots in 17 settlements located in the municipalities of Guarantã do Norte, Carlinda and Novo Mundo. Literature research was conducted concerning access to land in Brazil, as well as on land formation of Mato Grosso and its northern region, the process and the marketing strategies of agrarian reform settlers. Bibliographic research, data collection and an exploratory research with the main actors were carried out aiming to broaden the view on the reality of the settlements. The research in the initial phase deals with the history of research in rural settlements, strategy and access to land, based on data analysis referring to the last three Brazilian governments. Following, socioeconomic data, as well as production, channels and market access strategies used by Agrarian Reform settlements. The study concludes that there is a concentration in production, while the settlements produce diversity. Concerning the strategies, a behavioral pattern or a reproduction in the actions of the settlers was observed regarding the production and the commercialization, which do not configure in a deliberate, intentional, organized strategies a priori, but in emergent, unintentional strategies and not organized in advance, where the deliberate strategy is used by the economic actors in a process where the settlements are inserted, but they are not the drivers of this strategy.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.
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Coorientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Aparece nas coleções:FUP - Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural

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