Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24512
Título: Doutor Pasavento : o entrelaçar entre realidade e ficção
Autor(es): Portela, Jéssica do Nascimento
Orientador(es): Rodrigues, Fabricia Walace
Assunto: Ficção
Metaliteratura
Intertextualidade
Vila-Matas, Enrique, 1948- crítica e interpretação
Data de publicação: 13-Set-2017
Data de defesa: 31-Mai-2017
Citação: PORTELA, Jéssica do Nascimento. Doutor Pasavento: o entrelaçar entre realidade e ficção. 2017. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nesta dissertação será analisada a maneira como as noções de realidade e ficção são disseminadas na narrativa e como ocorrem esses processos especificamente em Doutor Pasavento (2009), obra de Enrique Vila-Matas, além de verificar a maneira como o personagem principal diante de sua busca por desaparecer, está na verdade em busca de afirmar seu eu. Para tanto, será analisada a posição de Andrés Pasavento, como autor, personagem e leitor, e ainda buscar-se-á reconhecer nos demais personagens, que em maioria também são autores, as conexões realizadas entre realidade e ficção. Ao pensar em caminhos estéticos que o autor pode seguir, utilizando-se do seu conhecimento e gosto literário em favor da literatura. Busca-se ressaltar o autor que influencia e é influenciado por sua própria obra e também por outras reais ou inventadas. Com o objetivo de evidenciar como estão unidas de forma indissolúvel realidade e ficção na obra por meio do artifício da intertextualidade, constatando que mesmo tratando tão profundamente do tema da desaparição o autor está em busca de auto afirmar-se através da escrita de ficção.
Abstract: This dissertation will analyze the way in which the notions of reality and fiction are spread in the narrative and how these processes occur, specifically in Doctor Pasavento. Analyzing the position of André as author, character and reader, and still recognizing in other characters – pretty much authors, as well – the connections between empiricism and fiction. Thinking of aesthetic paths that the author can follow, using his knowledge and literary preferences in favor of literature. Highlighting the author who influences and it’s influenced by his own work and also by those actual or invented ones. Seeking to emphasize how reality and fiction are indissoluble linked in the work through intertextuality, confirming that even when dealing so deeply to the disappearance matter the author seeks self-assertion through writing fiction.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicadoNascimentoPortela.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.