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Título: Arquiviagem : atravessamentos e aberturas no arquivo do artista
Autor(es): Araújo, Lúcio Henrique de
Orientador(es): Dias, Karina e Silva
Assunto: Arquivo pessoal
Arquivo digital
Artistas
Arte - criação
Data de publicação: 11-Set-2017
Data de defesa: 30-Jun-2017
Citação: ARAÚJO, Lúcio Henrique de. Arquiviagem: atravessamentos e aberturas no arquivo do artista. 2017. xx, 309 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A dissertação Arquiviagem: Atravessamentos e aberturas no arquivo do artista surge do desejo em investigar relações entre arte e arquivo a partir do fazer artístico. A pesquisa gira em torno do arquivo do artista como um espaço de subjetivação, experimentação, reflexão e desdobramento poético. É apresentado o arquivo virtual Arquiviagem, composto por fragmentos de produções artísticas experienciadas pelo autor em fluxos diversos. Publicado na internet, sob o domínio <http://arquiviagem.net/>, esse arquivo em sua página inicial exibe um diagrama composto por coleções norteadoras, as quais sugerem entradas a trajetos e derivas pelos seus conteúdos. A pesquisa explora o ato de caminhar – pela multiplicidade dos processos heterogêneos do arquivo – como gesto que busca reinventar o espaçotempo. Tal gesto sensível pelos percursos em Arquiviagem oferece margem ao encontro de aberturas. Atravessar o arquivo, ser atravessado por ele ou ainda perceber seus atravessamentos são maneiras de mobilizar articulações poéticas. A pesquisa se aprofunda no fazer artístico de impulso arquival, reflete sobre a trama complexa do arquivo como corpo da ação artística, obra contemporânea e método de pesquisa. Mais do que seu fim como armazenamento do presente determinado ou escolhido, mais do que a sistematização ou fixação de reminiscências, o arquivo do artista se propõe à produção de diferença e acesso ao inimaginável, condição na qual o artista pode realizar suas utopias, administrar seu caos, lançarse ao devir arte. A pesquisa se alimenta das contribuições de pensadores como Jacques Derrida e Michel Foucault, e de obras de artistas com Marcel Duchamp, Kurt Schwitters, Antoni Muntadas, Cristina Ribas, Mabe Bethônico, Ricardo Basbaum, entre outros que se debruçam sobre o arquivo como noção/obra/experiência de seu espaçotempo.
Abstract: The dissertation Archivoyage (Arquiviagem): traversings and openings to the artist's archive was motivated by the desire to investigate the relations between art and archive as artistic making. The research focuses on the artist's archive as a space for subjectification, experimentation, reflection and poetic unfolding. Composed of several parts of art productions experienced by the author in various flows, the Archivoyage virtual archive is presented. Published on the internet, under the domain <http://arquiviagem.net/>, the archives on the homepage are displayed as a diagram composed of guiding collections, suggesting entries to paths and drifts towards their contents. The work explores the act of walking – through the multiplicity of the heterogeneous processes of the archive – as a gesture that seeks to reinvent spacetime concepts. Such a sensitive gesture through the Archivoyage’s routes offers opportunities to find openings. Traversing the archive, being traversed by it or even realizing its traversings are paths to mobilize poetic articulations. The research delves into art making driven by an archival impulse and reflects on the complex plot of the archive as an artistic action body, a contemporary work and a research method. More than its purpose for storing the present determined or chosen, more than the systematization or fixation of reminiscences, the artist's archive aims to produce the difference and opens access to the unimaginable, which is a condition for the artists to create their utopias, manage their chaos, plunging into the becomingart. The research draws on the contributions of thinkers like Jacques Derrida and Michel Foucault, and works by artists like Marcel Duchamp, Kurt Schwitters, Antoni Muntadas, Cristina Ribas, Mabe Bethônico and Ricardo Basbaum, among others who address the archive as a notion/work/experience of their spacetime.
Résumé: La dissertation de l'Archivoyage: traversées et ouvertures aux archives de l'artiste a été motivée par le désir d'étudier les relations entre l'art et l’archive de la création artistique. La recherche tourne autour des archives de l’artiste comme un espace de subjectivation, d'expérimentation, de réflexion et de développement poétique. L'auteur présente lárchive virtuel Archivoyage, composé de fragments de productions artistiques vécues par l'auteur dans différents flux. Publié sur internet sous le web <http://arquiviagem.net/>, cette archive est présentée dans un diagramme composé de collections de guidage, qui suggèrent des entrées et de la dérive des chemins pour leur contenu. La recherche explore l'acte de marcher – à travers la multiplicité des processus hétérogènes de l’archive – comme un geste qui cherche à réinventer l'espacetemps. Un tel geste sensible par des routes de l’Archivoyage offre des occasions de trouver des ouvertures. Traverser l’archive, être traversé par elle ou même réaliser ses traversées sont les chemins pour mobiliser des articulations poétiques. La recherche se penche sur la création artistique de l'impulsion archivistique, et réfléchit sur la trame complexe de l’archive en tant que le corps de l'action artistique, l’oeuvre contemporaine et la méthode de recherche. Plus que son but de conserver le présent déterminé ou choisi, plus que la systématisation ou de fixation des réminiscences, les archives de l’artiste visent à produire la différence et l'accès à l'inimaginable, une condition dans laquelle l'artiste peut créer les utopies, gérer le chaos, le lancement de devenirart. La recherche s’appuie sur des contributions de penseurs comme Jacques Derrida et Michel Foucault, et des oeuvres d'artistes comme Marcel Duchamp, Kurt Schwitters, Antoni Muntadas, Cristina Ribas, Mabe Bethônico, Ricardo Basbaum, entre autres qui examinent l’archive comme notion/ oeuvre/ expérience de l’espacetemps.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

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