Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23219
Title: O atendimento das mulheres vítimas de violência sexual pela segurança pública no Distrito Federal e a percepção dos profissionais da área sobre esse atendimento
Authors: Silva, Beatriz Cruz da
Orientador(es):: Costa, Alexandre Bernardino
Assunto:: Violência sexual
Mulheres - Brasil
Segurança pública - Distrito Federal (Brasil)
Issue Date: 7-Apr-2017
Data de defesa:: 16-Feb-2017
Citation: SILVA, Beatriz Cruz da. O atendimento das mulheres vítimas de violência sexual pela segurança pública no Distrito Federal e a percepção dos profissionais da área sobre esse atendimento. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A presente pesquisa foi realizada nos serviços de segurança pública do Distrito Federal, e teve como objetivo verificar como se dá o atendimento das mulheres vítimas de violência sexual pela segurança pública do DF e qual a percepção dos profissionais que atuam nesse atendimento sobre o mesmo. A pesquisa foi embasada majoritariamente em autoras/es feministas e a partir das provocações teóricas e conceituais sobre gênero e patriarcado disponibilizadas por Safiotti, Butler, Scot e Segato (dentre outras) nas suas interfaces com as categorias de poder apresentadas por Foucault, foi possível a discussão da violência contras as mulheres enquanto dispositivo, em especial a violência sexual, carregada de significados e sentidos ou “recados” sociais. Para a coleta de dados realizou-se observação não-participante e entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da segurança pública. Do diálogo dos dados com ao marco teórico foi possível conhecer o espaço de atendimento oferecido às mulheres vítimas de violência sexual pela segurança pública do DF, compreender como de fato ocorre a interação entre os profissionais e as vítimas, verificar a opinião/percepção dos profissionais que atuam nesses serviços sobre o tratamento oferecido, em especial se identificam que esse atendimento é capaz de violar os direitos das vítimas e causar revitimização e compreender se há procedimentos formais e informais adotados que sejam violentos com as vítimas.
???metadata.dc.description.abstract2???: Esta investigación se llevó a cabo en los servicios de seguridad pública en el Distrito Federal, y su objetivo era comprobar cómo es la atención de las mujeres víctimas de violencia sexual por la seguridad pública del Distrito Federal y la percepción de los profesionales que trabajan en este servicio en la misma. La investigación se basa principalmente en autores/as feministas y de las provocaciones teóricas y conceptuales sobre el género y el patriarcado proporcionadas por Safiotti, Butler, Scot y Segato (entre otros) en sus interfaces con las categorías de potencia presentadas por Foucault, fue posible debate sobre la violencia contra la mujer como un dispositivo, en particular la violación sexual, llena de significados o "mensajes" sociales. Para la recolección de datos se llevó a cabo la observación no participante y entrevistas semiestructuradas con profesionales de seguridad pública. Con el diálogo de datos con el marco teórico fue posible conocer el espacio de la atención prestada a las mujeres víctimas de violencia sexual por la seguridad pública del Distrito Federal, entender cómo, de hecho, hay una interacción entre los profesionales y las víctimas, entender la opinión/percepción de los profesionales que operan estos servicios en el tratamiento ofrecido, sobre todo para identificar si este servicio es capaz de violar los derechos de las víctimas y causar revictimización y entender si existen procesos formales e informales adoptados que son violentos con las víctimas.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PPGDH - Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_BeatrizCruzdaSilva.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.