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Título: Eu vou, eu vou, para escola a pé eu vou... Forma urbana e deslocamento das crianças até a escola na cidade de Goiânia
Autor(es): Azevêdo, Luciana Araujo
Orientador(es): Buzar, Márcio Augusto Roma
Assunto: Forma urbana (Arquitetura)
Deslocamento
Crianças
Data de publicação: 31-Mar-2017
Data de defesa: 16-Dez-2016
Referência: AZEVÊDO, Luciana Araujo. Eu vou, eu vou, para escola a pé eu vou... Forma urbana e deslocamento das crianças até a escola na cidade de Goiânia. 2016. xii, 191 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente tese tem por objetivo avaliar as relações entre a forma urbana, os fatores demográficos e socioculturais, na escolha do modo de transporte das crianças até a escola, na cidade de Goiânia-GO. Através da construção de um modelo do tipo logitmultinomial, buscou-se avaliar o comportamento do usuário na escolha do modo de transporte nos deslocamentos escolares. Para tanto, foram realizadas pesquisas com os pais de alunos do ensino fundamental da cidade de Goiânia. A amostra foi dividida em sete regiões administrativas (Campinas-Centro, Leste, Oeste, Norte, Sul, Noroeste e Sudoeste) por rede de ensino (estadual, municipal e particular) de forma a mensurar como algumas variáveis da forma urbana influenciam a tomada de decisão dos pais na escolha do modo de transporte até a escola. Foram estimadas as probabilidades de escolha dos usuários pelos modos de transporte disponíveis como o caminhamento, a bicicleta, o automóvel e o transporte público. As análises dos dados para a cidade de Goiânia – GO, revelaram que: 1) considerando o modo caminhamento, os resultados demonstraram uma certa influência das variáveis relacionadas à forma urbana, mais especificamente: a área do setor, o comprimento e densidade de vias, a conectividade, a largura média das calçadas e as linhas de transporte coletivo que atendem e margeiam o setor. 2) algumas variáveis relacionadas à forma urbana não tiveram um forte peso dentro da função utilidade como esperado inicialmente, entre elas, destacam-se o número total de quadras, o comprimento médio das quadras, o número e tipo de intercessões além da densidade das intercessões.
Abstract: The objective of this thesis is to evaluate the relations between the urban form, demographic and sociocultural factors, on the choice of childrens means of transportation to school in the city of Goiânia. It was sought to evaluate the behavior of the user in the choice of means of transportation in school trips, through the construction of a logit multinomial model. Therefore, researches has been done with elementar school students parentes in Goiânia. The sample was divided in seven administrative regions (Campinas-Centro, Leste, Oeste, Norte, Sul, Noroeste e Sudeste), by teaching netwok (public and private), in order to measure how some of the variables oh the urban form influence the decision making of the parentes in the choice of means of transportation to the school. The probabilities of the users choice of means of transportations available is by feet, by bike, by car and public transportation were estimated. Analysis of the data fot the city of Goiânia – GO revealed that: 1) considering the walking mode, the results show a certain influence of the variable related to the urban form, more specifically: the neighborhood area, the lenght and density o flanes, the conectivity, the averge width of the sidewalks and the public transportation lines that attends the neighborhood. 2) some variables related to the urban form did not have a strong weight in the function utility as hoped initially, between them, the total number of blocks, the average length of the blocks, the number and types of intercessions besides the density of ntercessions stands out.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação, 2016.
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