Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2240
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Maria Alexandra Miranda Aparício.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A sociedade da informação : perspectiva para Angola
Autor(es): Aparício, Maria Alexandra Miranda
Orientador(es): Miranda, Antonio
Assunto: Serviços de informação
Sociedade da informação
Tecnologia da informação - África
Data de publicação: 2006
Referência: APARÍCIO, Maria Alexandra Miranda. A Sociedade da informação: perspectiva para Angola. 2006. 272 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Pretendemos com este trabalho apresentar uma proposta de elementos mínimos para a formulação do Programa Sociedade da Informação de Angola visando o seu desenvolvimento, através de uma perspectiva comparada. Para contextualizar a nossa pesquisa são tecidas considerações e comentários acerca da sua ligação com a Ciência da Informação, a relação com outros assuntos pertinentes ao tema como a comunicação da informação, a identidade e diversidade cultural, a educação, a inclusão digital, entre outros assuntos. Como fundamentação teórica do trabalho, apresentamos o estado da arte da expressão "sociedade da informação" do ponto de vista conceitual e institucional, baseado na literatura existente, abordando o histórico, definições variadas, teóricos e críticos, o papel das Organizações Internacionais e suas orientações sobre o tema, a Sociedade da Informação como agenda política e seu desenvolvimento no mundo. Fizemos um estudo comparado de cinco Programas Sociedade da Informação, escolhidos um por cada continente, para verificar quais os elementos semelhantes e as especificidades que compõem a estrutura básica desses documentos. Através da descrição da situação de Angola do ponto de vista político, econômico e socio-cultural, indicamos a necessidade de criar e implementar o Programa Sociedade da Informação como forma de contribuir para o desenvolvimento do País, apresentando um conjunto de diretrizes e orientações para a formulação desse Programa, tendo como base o resultado da análise do estudo comparado dos Programas escolhidos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
We intend with this work to present a proposal of minimal issues to formulate the Information Society Program to Angola, aiming his development, through a comparative perspective. In the context of our research we argue about Information Science and his relation with other issues connected, such as communication of information, identity and cultural diversity, education, digital inclusion, among others questions. As theoretical fundaments of this research, we present the state of arte of the “Information society” expression, from conceptual and institutional view, based upon the existent literature, approaching historical background, multiples definitions, theoreticals and criticals, the position of International Organizations facing the information society, the Information Society as political agenda and his development in the world. We made a comparative study of five Information Society Programs, selected one country by continent, to verify which elements are analogous and which are specifics, which compose the basic structure of these documents. Through the description of the situation of Angola from a political, economical, cultural and social point of view, we show the needs to create and implant the Information Society Program, as a way to contribute for development of the country, presenting a body of guidelines and orientations to help the formulation of that Program, based on the results of analysis of comparative study of chosen Programs.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2006.
Informações de Acesso e Conteúdo: Tese apresentada ao Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, como requisito para a obtenção do título de Doutor em Ciência da Informação.
Aparece nas coleções:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.