Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22341
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VirgíliodeBarrosAbreuNeto.pdf18,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A tomada da palavra
Autor(es): Abreu Neto, Virgílio de Barros
Orientador(es): Lima, Geraldo Orthof Pereira
Assunto: Artistas - formação
Arte - criação
Data de publicação: 30-Jan-2017
Referência: ABREU NETO, Virgílio de Barros. A tomada da palavra. 2016. [185] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: De onde vem o desejo pelo fazer artístico? O desejo pelo desenhar, pelo escrever? O que move um artista? Como enfrentar o vazio, a página em branco? Sobre o que falar? Como falar? Com quem falar? Nesta dissertação reflito sobre algumas questões do meu processo artístico em um texto de múltiplas vozes, uma escrita de artista, uma“proza de ateliê”. O trabalho relata a aproximação de um artista visual com a escrita e as descobertas, encantos e estranhamentos desse encontro. A partir dessas inquietações,construo um texto que é influenciado pelo próprio processo da escrita e também pelo meu trabalho que desenvolvo com o desenho.
Abstract: From where does the will to make art come? The will to draw, to write? What moves an artist? How to face the emptiness and the white page? About what to say? How to say? With who to talk? In this essay I think over some issues in my artistic process using a text with a multiple voices. The research relates a visual artist approaching the act of writing and the discoveries, the delights and the distress in this process. From these concerns I built a text influenced by the own process of writing and also influenced by my work that I develop with drawing.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.