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Título: Avaliação e reestruturação do programa reflorestar a partir da educação ambiental crítica
Autor(es): Viana, Juliana Lopes Rodrigues de Sousa
Orientador(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Cerrados
Desenvolvimento rural
Educação ambiental
Reflorestamento
Data de publicação: 26-Mai-2016
Data de defesa: 29-Fev-2016
Referência: VIANA, Juliana Lopes Rodrigues de Sousa. Avaliação e reestruturação do programa reflorestar a partir da educação ambiental crítica. 2016. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo pretende contribuir para a promoção do desenvolvimento rural sustentável no DF, a partir da proposição do aperfeiçoamento do Programa Reflorestar, com ênfase no fortalecimento da sua dimensão educacional. A pesquisa analisa o contexto de criação do referido Programa, seus objetivos e resultados, e propõe a sua revisão a partir da perspectiva da educação ambiental crítica como uma política pública socioambiental para o Distrito Federal. Para a análise do Programa quanto aos aspectos de sua criação, implementação, resultados e institucionalização foi realizada ampla pesquisa documental nos arquivos da Secretaria de Agricultura e conferidos os resultados alcançados no período de 2008 a 2015. Por meio de entrevista realizada com a principal idealizadora do programa foi possível reviver o período de desafios que a equipe à época enfrentou para recriar o setor ambiental do órgão, após a extinção da Fundação Zoobotânica, no ano 2000. Por fim, em entrevistas realizadas com 28 produtores assistidos em Brazlândia, durante visitas às suas propriedades, foram registradas as percepções do produtor beneficiado, suas críticas e sugestões com vistas ao aperfeiçoamento do Programa. As principais mudanças sugeridas são: (1) desconcentrar os processos decisórios por meio da participação social na gestão ambiental pública para ampliar a conscientização e o empoderamento dos diversos atores sociais; e (2) a ampliação dos critérios de enquadramento e priorização com proposições de alteração de ordem político-institucional e técnico-operacionais. Por fim, a sistematização desta experiência é tanto uma estratégia de resgate da história, de socialização das informações e de subsídio para futuras avaliações e aperfeiçoamentos dos gestores, quanto um esforço para que a memória do que já foi realizado inspire outros colegas servidores a trabalhar na promoção do desenvolvimento rural sustentável. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to contribute to the promotion of sustainable rural development in the Federal District, from the proposition of improvement of the "Reflorestar" Program, with emphasis on strengthening its educational dimension. The research analyzes the context of establishment of this program - its objectives, results and institutionalization - and proposes a review as from the perspective of critical environmental education as a social and environmental public policy for the Federal District. For analyzing the program in the aspects of its creation, implementation and results it was carried out extensive document research in the Agriculture Secretariat files and checked the results achieved from 2008 to 2015. By interview conducted with the main proponent of the program it was possible to revive the challenges faced by the team at the period to recreate the environmental area, after the extinction of Zoo Botanical Foundation in 2000. Finally, in interviews with 28 farmers assisted in Brazlândia during visits to their properties, we recorded the producers' perceptions, their criticisms and suggestions for the improvement of the program. The main changes suggested are: (1) decentralize decision-making processes through social participation in public environmental management to raise awareness and empowerment of the different social actors; and (2) the expansion of framework criteria and prioritization with proposals for change of political-institutional and technical-operational order. Finally, the systematization of this experience is both a rescue strategy from the story, sharing of information and allowance for future reviews and improvements of managers, as an effort to make the memory of what has been accomplished an inspiration to other colleagues working on promoting sustainable rural development.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2016.
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