Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20075
Título: Sentidos da narrativa cinematográfica na trilogia de Pablo Larraín
Autor(es): Barreto, Vinícius de Araújo
Orientador(es): Montoro, Tânia Siqueira
Assunto: Cinema - enredos, temas etc.
Simbolismo
Ironia
Cinematografia
Data de publicação: 3-Mai-2016
Data de defesa: 15-Dez-2015
Citação: BARRETO, Vinícius de Araújo. Sentidos da narrativa cinematográfica na trilogia de Pablo Larraín. 2015. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar de que diferentes maneiras se modula a produção de sentidos na trilogia de filmes do diretor Pablo Larraín sobre a ditadura vivida pelo Chile entre 1973 e 1990: Tony Manero (2008), Post mortem (2010) e No (2012). Para tanto, assume como dado que é a partir da camada narrativa dos filmes que tais sentidos vêm à tona. Assim, procura-se, no marco teórico, estabelecer uma discussão sobre as imagens, a narração e a representação, colocando temas caros a tal debate, como a relação de identificação e distanciamento que o espectador estabelece para com o espetáculo cinematográfico. O método da análise fílmica compreende os longas-metragens enquanto um espaço de comunicação, em que se configuram diferentes relações entre o autor e o espectador. Tal relação é a própria condição de produção dos sentidos, na medida em que esses se dão no entrecruzamento entre a autoria e a espectatorialidade. Nossas conclusões apontam para: a dominância da alegoria em Tony Manero, com a veiculação de sentidos desambiguados por uma marcada instância autoral; o distanciamento e o uso paramétrico da decupagem, em Post mortem, gerando uma opacidade na produção de sentidos; e a abertura de um espaço de dissenso em torno da interpretação de No, pelo emprego da ironia e do pastiche. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation aims to study in which different ways the production of meaning in the film trilogy of the director Pablo Larraín on Chile’s dictatorship – Tony Manero (2008), Post mortem (2010) and No (2012) – is modulated. Therefore, it assumes that it is from the narrative layer of the films that such senses come to the fore. Based on the theoretical framework, it looks for establishing a discussion on images, narration and representation, placing themes most relevant to the debate, such as the relationship of identification and distancing that the viewer establishes with the cinematographic spectacle. The method of film analysis comprehends feature films as a space of communication, where different relations between the author and the viewer are engaged. Such relationships are the very condition of the production of the senses, as they occur in the intersection between authorship and spectatorship. Our findings point to: the dominance of allegory in Tony Manero, with the placement of senses disambiguated by a marked authorial instance; the distancing and the parametric use of découpage in Post mortem, generating an opacity in the production of senses; and the opening of a dissent space around the interpretation of No, by the use of irony and pastiche.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ViníciusdeAraújoBarreto.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.