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Título: Planejamento CLIL por tarefas : integrando temas e língua para fins específicos na educação profissional
Autor(es): Guimarães, Renata Mourão
Orientador(es): Alvarenga, Magali Barçante
Assunto: Educação profissional e tecnológica
Língua espanhola - estudo e ensino
Ensino de línguas
Data de publicação: 1-Mar-2016
Referência: GUIMARÃES, Renata Mourão. Planejamento CLIL por tarefas: integrando temas e língua para fins específicos na educação profissional. 2015. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho propõe identificar as implicações do planejamento CLIL/AICL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos/Temas e Língua) por tarefas no processo de aprendizagem da língua espanhola em um curso técnico. O planejamento CLIL organiza o processo de ensinar, a partir de conteúdos do próprio currículo e temas de interesse e relevantes para os alunos, no intuito de se estimular a aprendizagem significativa com uso real da língua alvo, e utiliza, normalmente, as tarefas para a prática da língua. O planejamento CLIL por tarefas, no contexto pesquisado, fará parte de um replanejamento do componente curricular língua espanhola, ministrado atualmente em um curso técnico de nível médio de uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da Rede Federal, configurando, assim, este estudo de natureza qualitativa-interpretativista como pesquisa-ação. Os dados para o replanejamento do componente curricular foram obtidos a partir da análise de objetivos (necessidades e interesses) dos alunos e das demandas do mundo do trabalho, materializadas nos documentos oficiais da EPT, e no mapeamento das situações de comunicação desenvolvidas por profissionais da área. Este trabalho tem seu aporte teórico fundamentado nos estudos sobre o ensino de línguas para fins específicos (ELFE), planejamento de cursos e ensino de línguas por conteúdos/temas e por tarefas. Os resultados apontam que o planejamento CLIL por tarefas tem o potencial de propiciar o desenvolvimento de competências para a formação profissional e cidadã na, para e pela língua(gem). Além disso, promove oportunidades para a aprendizagem significativa com trocas comunicativas relevantes para o agir direcionado a obter resultados e a obter entendimentos e acordos; promove motivação e expectativas futuras dos alunos para a aprendizagem da LE e de novas temáticas; maior participação do grupo com relatos de experiências (pessoais e profissionais) de forma voluntária; desenvolvimento da alteridade e tolerância à diversidade de opiniões; reconhecimento do aluno sobre suas próprias competências para trabalhar em equipe; aumento da corresponsabilidade no processo de ensinar e aprender; fomento à autoavaliação e autorreflexão dos alunos; percepção dos alunos quanto à multiplicidade de conhecimentos, atitudes e valores que possuem.
Abstract: This work aims to identify the implications of CLIL planning / AICL (Content and Language Integrated Learning) based on tasks in the Spanish language learning process in a public school technical course. The CLIL planning organizes the language teaching process using curriculum contents and themes of interest and relevance for the students in order to stimulate meaningful learning through the real use of the target language. This planning was implemented in a technical secondary course as part of the Spanish language teaching redesign in the professional and technological education (EPT). Thus, this qualitative-interpretative study is classified as action research. Data were obtained through objective analysis (needs and interests) of the students and through the working world demands, found in the EPT official documents, and in the mapping of discourse situations experienced by professionals in the area. This work has its theoretical background in the language teaching for specific purposes (ELFE) study, course planning and content/theme and task-based language teaching. The results show that the task-based CLIL planning has the potential to foster the competence development for the professional and citizenship education in, for and through language. It also promotes opportunities for meaningful learning with relevant communicative exchanges to take directed action in order to get results, understanding and agreements; motivates the students to learn the target language and new themes; increases group participation in voluntary experience reports (personal and professional); develops otherness and diversity of opinions tolerance; allows the students the opportunity to learn how to work in teams; increases the co-responsibility in the teaching and learning process; promotes the students self-evaluation and self-reflection; and gives the students the multiplicity perception of knowledge, attitudes and values they have.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19634
Aparece nas coleções:PGLA - Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertações)

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