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Título: Educação patrimonial na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio em Santarém-PA e a formação do turista cidadão
Autor(es): Vasconcelos, Elias Mota
Orientador(es): Barroso, Eloisa Pereira
Assunto: Educação patrimonial
Turista cidadão
Patrimônio histórico
Patrimônio cultural
Turismo
Data de publicação: 26-Nov-2015
Data de defesa: 2-Jul-2015
Citação: VASCONCELOS, Elias Mota. Educação Patrimonial na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio em Santarém-PA e a formação do turista cidadão. 2015. 192, [20] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta dissertação teve como propósito analisar as representações que os alunos doEnsino Fundamental e os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio construíram sobre o Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade de Santarém/PA e suas compreensões sobre Educação Patrimonial, na perspectiva da formação do Turista Cidadão. Para alcançar as representações dos sujeitos supracitados, partindo de uma perspectiva de pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, recorreu-se à metodologia da história oral, através da aplicação de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas para análise. Através desta pesquisa, conjecturou-se que a Educação Patrimonial é: um instrumento muito importante para a construção da cidadania e preservação dos bens patrimoniais localizados no Centro Histórico de Santarém, recorte espacial da pesquisa, considerado como lugar de memória e importante para a cultura e identidade local; um instrumento de capital importância na formação do Turista Cidadão, pois através de práticas pedagógicas, tais como as desenvolvidas na Escola Frei Ambrósio, é possível fazer com que os educandos exercitem um olhar de estranhamento e criticidade sobre o próprio Patrimônio de sua cidade, o que proporciona a criação de um contexto de identificação desses sujeitos com os Patrimônios e, por conseguinte, conhecimento de sua história e das identidades locais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation aimed to analyze the representations that students and teachers of elementary school studies of the Elementary and High State School Frei Ambrósio built on the Historical and Cultural Patrimony of the City of Santarém/PA and their understanding heritage about education in the perspective of Tourist Citizen formation. To achieve the above representations of the subject, from a perspective of descriptive, exploratory and qualitative it was appealed to the methodology of oral history, through the application of audio taped interviews and later transcribed for analysis. Through this research, it’s conjectured that the Heritage Education is: a very important tool citizenship building and preservation of assets located in Santarém History Center, spatial area of research, considered as a place of memory and important to the culture and local identity; an important capital instrument in shaping the Tourist Citizen, for through pedagogical practices such as those developed at the Frei Ambrósio School, it´s possible to get the students to exercise an estrangement look and criticality about the patrimony of their own city, which provides the creation of a context of identification of these subjects with the Heritages and therefore, knowledge of its history and local identities.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2015.
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