Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18105
Título: O tao da colaboração : um estudo de caso sobre a aprendizagem colaborativa na formação em medicina chinesa
Autor(es): Tahan, Pedro Ivo Marini
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Aprendizagem - computadores
Aprendizagem cooperativa
Medicina chinesa
Acupuntura
Taoísmo
Data de publicação: 8-Mai-2015
Data de defesa: 8-Abr-2015
Citação: TAHAN, Pedro Ivo Marini. O tao da colaboração: um estudo de caso sobre a aprendizagem colaborativa na formação em medicina chinesa. 2015. 225 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A formação em Acupuntura/ Medicina Chinesa é uma realidade no meio acadêmico contemporâneo de vários países, inclusive do Brasil. Nesse contexto, um grande desafio se apresenta para as escolas e para os educadores: estruturar cursos e estratégias pedagógicas adequadas ao estudo e à prática de um sistema médico oriundo de outra matriz cultural, que se configura como uma racionalidade médica, ancorada nos saberes e práticas clássicas daoístas e confucionistas e que assume ares transdisciplinares e notória complexidade. Concomitantemente, percebe-se a consolidação de um novo paradigma na educação, com formatos pedagógicos apoiados por Tecnologias de Informação e Comunicação cada vez mais avançadas e em plataformas de aprendizagem online, e com a maior participação do aluno na produção do conhecimento. Em vista disso, desenvolveu-se o presente Estudo de Caso, com os olhares ecossistêmico e taoísta como guias, com a intenção de retratar a experiência concreta de implementação da plataforma de ensino MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), na inauguração de uma estratégia colaborativa em formato blended-learning (aprendizagem híbrida) na Escola Nacional de Acupuntura, entre os anos 2010 e 2012, na formação de estudantes de Medicina Chinesa. Esta pesquisa se insere no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC) e no eixo de interesse “aprendizagem colaborativa online e interfaces estéticas de colaboração”, sob a orientação do Dr. Lucio França Teles. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Acupuncture degree programs are a reality within the contemporary academic environment in many countries, including Brazil. In this context, schools and educators face a great challenge: to structure courses and educational strategies suited to the study and practice of a medical system that arose from an entirely different cultural matrix, was configured as a medical rationale, is anchored in classic Taoist and Confucian knowledge and practices, and takes on transdisciplinary characteristics and notorious complexity. Simultaneously, the consolidation of a new educational paradigm is appearing, which has pedagogical formats supported by increasingly advanced information and communications technology that employs online learning platforms and includes more student participation in knowledge production. In view of this fact, the present Case Study has been developed with ecosystemic and Taoist views as guides, with the goal of portraying the concrete experience of implementing the MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) learning environment during the inauguration of a collaborative strategy in the blended-learning format that was implemented at the Escola Nacional de Acupuntura between 2010 and 2012 while teaching students of Chinese medicine. This study is part of the University of Brasilia’s Postgraduate Program in Education, following an education, technology and communications line of research and on a priority axis of “online collaborative learning and esthetic interfaces of collaboration”, under the guidance of Dr. Lucio França Teles.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroIvoMariniTahan.pdf6,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.