Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13204
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_ErikaBauerdeOliveira.pdf735,21 kBAdobe PDFView/Open
Title: A construção do afeto nos filmes "Nelson Freire" e "Santiago" de João Moreira Salles
Authors: Oliveira, Érika Bauer de
Orientador(es):: Lima, Marcelo Feijó Rocha
Assunto:: Salles, Joao Moreira - crítica e interpretação
Documentário (Cinema)
Narrativa (Retórica)
Imagem (Psicologia)
Issue Date: 29-May-2013
Citation: OLIVEIRA, Érika Bauer de. A construção do afeto nos filmes "Nelson Freire" e "Santiago" de João Moreira Salles. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: A busca do olhar afetivo nos documentários de João Moreira Salles "Nelson Freire" e "Santiago" a partir da investigação de uma trajetória autoral no documentário mundial, tendo como referências, clássicos como Nanook of the Earth, de Flaherty, Primárias, de Robert Draw e Richard Leacock e Crônica de um verão, de Jean Rouch e Edgar Morin, além de O Fim e o Principio e Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho. Encontrar dentro da história, o percurso de um olhar mais afetivo, e elucidar o caminho de sua exclusão para entender a necessidade do seu retorno. Perceber que encontrar uma narrativa mais intima e que se relaciona com o cotidiano e o homem comum, não esvazia o conteúdo, mas pode sim significar um resgate do homem, aproximando-nos melhor de um diagnóstico do mundo, desenhando uma micropolítica por meio do universo particular e a valorização do banal na trama cotidiana. Ou seja, perceber a força do imaginário que cabe dentro do cotidiano e o seu desenrolar, observando os espaços de silêncio que cabem nos acontecimentos diários, sem privilegiar apenas o tempo forte, mas sobretudo momentos sem importância. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The search for the affectionate eye in João Moreira Salles`s documentaries “Nelson Freire” and “Santiago”, from the investigation of an authorial trajectory in the universe of documentaries, having as references classics such as “Nanook of the Earth” (Flaherty), “Primaries” (Robert Draw and Richard Leacock) and “Chronique d‟un Eté” (Edgar Morin and Jean Rouch), as well as “O fim e o princípio” and “Jogo de cena” (Eduardo Coutinho). To find the path of a more tender look within the story and elucidate the course of its exclusion in order to understand the need of its return. To realize that finding a more intimate narrative that relates to the mundane life and the ordinary man does not empty the individual but rather rescues him, leading to a better perception of the world, designing micropolitics by means of a particular universe and by prizing the trivial in the everyday routine. That is, realizing the power of imagination that fits in everyday life, watching spaces of silence that pertain to daily events, without privileging strong tempo, but rather unimportant moments.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13204/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.