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Title: As políticas públicas de educação integral, a escola unitária e a formação onilateral
Authors: Vasconcelos, Rosylane Doris de
Orientador(es):: Gracindo, Regina Vinhaes
Assunto:: Educação integral - Distrito Federal (Brasil)
Educação e Estado
Política pública
Issue Date: 26-Apr-2013
Data de defesa:: 2012
Citation: VASCONCELOS, Rosylane Doris de. As políticas públicas de educação integral, a escola unitária e a formação onilateral. 2012. 278 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: Esta tese apresenta uma reflexão crítica sobre o tema da escola de tempo integral no Brasil, e oferece uma análise circunstanciada do programa interministerial Mais Educação, considerando sua identidade, origem histórica e execução no País, mais especificamente no Distrito Federal. O horizonte de pesquisa foi dado pelo método dialético, em uma perspectiva qualitativa, pautada na categoria reflexiva da totalidade como instrumento de desvelamento do real em movimento. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2008 a 2011, no Distrito Federal, com base em subsídios coletados em pesquisa de campo, tendo como sujeitos de pesquisa centrais os gestores responsáveis pelo Programa em nível federal e em nível local, cujo diálogo transversal com o referencial teórico foi enriquecido pelo exercício profissional realizado na assessoria especial do Gabinete da Secretaria de Educação do Distrito Federal em 2011, o que oportunizou a outra face do trabalho de campo, por meio de visitas a escolas de conversas com professores e gestores, e da participação no trabalho de construção coletiva do Programa Formação Integral em Jornada Total para o DF. O trabalho objetivou revelar o decurso de construção e composição do Programa Mais Educação, considerando suas contradições e mediações em processo e compreendendo-o como produto da práxis político-pedagógica, no contexto das políticas públicas de educação, consideradas em sua especificidade local. A questão central, que configurou a pesquisa, discute a “integralidade” da educação integral em consonância com a perspectiva da “escola unitária”, referenciada nas premissas de Antonio Gramsci para, a partir delas, analisar as aproximações e distanciamentos da proposta de escola de tempo integral, consubstanciada no Programa Mais Educação e em sua estratégia indutora de ampliação da jornada escolar no Brasil. Os resultados da pesquisa, evidenciados pelo caminho dialógico entre as categorias analíticas, as categorias reflexivas e o movimento do real, subsidiaram uma análise que foi consolidada pela revelação dos avanços e recuos do Programa, como política pública no contexto brasileiro, em sua localização capitalista periférica. O Programa Mais Educação é compreendido como estratégia indutora, procurando cumprir o objetivo de construir a educação integral, por meio do fortalecimento da escola de tempo integral, em meio a um movimento social crescente que segue na direção da superação da escola de turnos. A capilaridade do Programa no Distrito Federal é compreendida de forma circunstanciada, a partir do diálogo que recupera o percurso da experiência de escola com ampliação de jornada, desde a mudança da Capital Federal, no cerne do projeto de nacional-desenvolvimento brasileiro. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
En esta tesis se presenta una reflexión crítica sobre el tema de la escuela de tiempo integral en el Brasil, a partir del análisis circunstanciado del Programa interministerial Más Educación como objeto de estudio, considerando su identidad, origen histórico y ejecución en el país, más específicamente en el Distrito Federal – Brasilia. El horizonte de investigación fue dado por el método dialéctico, en una perspectiva cualitativa, pautada en la categoría reflexiva de la totalidad como instrumento de desvelamiento de lo real en movimiento. La investigación fue desarrollada durante el periodo de 2008 a 2011 en el Distrito Federal con base en subsidios colectados en trabajo de campo teniendo como sujetos centrales de pesquisa los gestores responsables por el Programa a nivel federal y local, cuyo diálogo transversal con el referencial teórico fue enriquecido por el ejercicio profesional realizado en la asesoría especial en el Gabinete de la Secretaría de Educación del Distrito Federal en 2011, lo que permitió otra faceta del trabajo de campo por medio de visitas a escuelas, conversaciones con profesores y gestores , así como de la participación en el trabajo de construcción colectiva del Programa de Formación Integral en Jornada Total para el Distrito Federal. El trabajo objetivó revelar el proceso de construcción y composición del Programa Más Educación considerando sus contradicciones y mediaciones en proceso y comprendiéndolo como producto de la praxis político-pedagógico en el contexto de las políticas públicas de educación consideradas en su especificidad local. La cuestión central que configuró la investigación discute la “integralidad” de la educación integral en consonancia con la perspectiva de la “escuela unitaria” referenciada en los presupuestos de Antonio Gramsci y a partir de ella analizar las aproximaciones y distanciamientos de la propuesta de tiempo integral consustanciada en el Programa Más Educación y su estrategia inductora de ampliación de la jornada escolar en el Brasil. Los resultados de la investigación revelados por el camino dialógico entre las categorías analíticas, las categorías reflexivas y el movimiento de lo real subsidiaron un análisis que fue consolidada por la revelación de los avances y retrocesos del Programa en cuanto política pública en el contexto brasileño en su localización capitalista periférica. El Programa Más Educación es comprendido como estrategia inductora procurando cumplir el objetivo de construir la educación integral por medio del fortalecimiento de la escuela de tiempo integral en medio a un movimiento social creciente que sigue en la dirección de la superación de la escuela de turnos. La capilaridad del Programa en el Distrito Federal es comprendida de forma circunstanciada a partir del diálogo que recupera el trayecto de la experiencia de la escuela con ampliación de la jornada desde el cambio de la Capital Federal en el conjunto del proyecto de nacionalismo desarrollista brasileño. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
A critical reflection on the theme of full-time schooling in Brazil is presented in this thesis, based on a detailed analysis of the interministerial program called Mais Educação (More Education). The identity and historical origin of this program, as well as its execution throughout the country, and more specifically in the Federal District, are studied. The dialectical method, within a qualitative perspective, framed in the reflexive category of totality as a tool for uncovering reality undergoing transformation, has formed the horizon of this analysis. The research was conducted from 2008 to 2011 in the Federal District, based on data collected in field research. The principal subjects were administrators responsible for the program at the federal and local levels. This cross-sectional dialog, with its theoretical reference, was enriched with professional experience of working as special advisor to the Office of the Secretary of Education of the Federal District in 2011. This professional activity provided an opportune contact with another side of field work, namely in the form of school visits, conversations with teachers and administrators and participation in the collective construction of the Programa Formação Integral em Jornada Total (Program of Integral Formation during a Full School Day) for the Federal District. The study aimed to unveil the construction process, as well as the composition, of the program Mais Educação, considering its contradictions and ongoing mediations, while viewing it as a product of political-pedagogical praxis within the context of public education policies seen in their specific ambients. This research focuses on its central question in discussing the "integrality" of integral education viewed in the perspective of the "unitary school" as referenced in ideas purported by Antonio Gramsci. From this standpoint, the similarities and differences of the proposed full-time school embodied in the program Mais Educação are analyzed, along with its strategy inducing the expansion of the school day in Brazil. The results as revealed by the application of the dialogic method between the analytical categories, the reflective categories and the evolution of reality contributed to the elaboration of the analysis, consolidated in the revelation of the ebb and flow of the program as a public policy in the Brazilian context of peripheral capitalism. The program Mais Educação is seen as a strategy of induction that strives to fulfill the goal of building an integral education by strengthening the full-time school amid a growing social movement that aims to uproot the scheme of shifts at schools. The ongoing implementation of the program in the Federal District is examined considering the circumstances of the dialog retracing the trajectory of the experience of a school with an extended timetable from the moment the federal capital was relocated as part of Brazil’s project of developmental nationalism.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
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Coorientador(es):: Cunha, Célio da
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