http://repositorio.unb.br/handle/10482/12329| Fichier | Description | Taille | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_LoidedaSilvaChaves.pdf | 973,46 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | Luminosa síntese : “um ponto no círculo”, de Osman Lins | 
| Auteur(s): | Chaves, Loide da Silva | 
| Orientador(es):: | Hazin, Elizabeth | 
| Assunto:: | Lins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretação Literatura brasileira Criação (Literária, artística, etc.) Escrita  | 
| Date de publication: | 5-mar-2013 | 
| Data de defesa:: | 2012 | 
| Référence bibliographique: | CHAVES, Loide da Silva. Luminosa síntese: “um ponto no círculo”, de Osman Lins. 2012. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Résumé: | Esta dissertação propõe-se a analisar a narrativa ―Um Ponto no Círculo‖, do escritor Osman Lins, dada a sua pertinência para a compreensão de alguns elementos e  temas da poética do autor, os quais, após marcarem presença em Nove, Novena (1966), espraiam-se para as obras seguintes,  como  é  o  caso  de  Avalovara  (1973).  Investigando  o  tema  da  criação  artística, dentro da qual o ato de escrever emerge com  todo o vigor, esta pesquisa visa sondar  tanto o aspecto  estrutural  do  conto,  que  exibe  um  molde  rigorosamente  geométrico  e  planejado, quanto  a  dimensão  que  remete  ao  discurso  sobre  a  arte,  representado  pelas  várias menções dentro do  texto à atividade do artista, bem assim pelo  tratamento ritual e poético da palavra 
em sua materialidade e musicalidade, num questionamento permanente sobre o ato de criar e seu reflexo na arena da vida. Nessa configuração, tanto na estrutura quanto na linguagem tem-se um exercício de busca, de questionamento permanente que é não somente o do artista, mas também o do homem ante o mundo: ao se perseguir o rigor da arte, os movimentos precisos, o equilíbrio  entre  o  informe  e  o  ordenado,  também  se  procura  a  resolução  dos  conflitos 
humanos, da transitoriedade da vida, se busca a inscrição numa ordem, que é a do cosmos e a da relação com o outro – as pessoas e o mundo que nos cercam.    _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation aims at examining the narrative "Um Ponto no Círculo" by Osman Lins, given the relevance that the text has to the understanding of some aspects and themes of his poetic, which are present both in Nove, Novena (1966) and in posterior works, like Avalovara (1973). Investigating the theme of artistic creation, within which the act of writing emerges with vigor, this research intends to probe both the structural aspect of the tale, which displays a rigorously geometric and planned mold, and the dimension that refers to the discourse about art, represented by the various terms within the text related to the activity of the artist, as well as by the poetic treatment of the word in its materiality and musicality, in a permanent questioning of the act of creation and its reflection in the arena of life. In this configuration, both in structure and in language there is search and permanent questioning which is not only the artist‘s but also of man before the world: while one pursues the rigor of the art, the precise movements, the balance between the reported and the ordered, one also seeks the resolution of human conflicts, of the transience of life, as well as seeks insertion in an order, that is the one of the cosmos and of the relationship with others - people and the world around us.  | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)  | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.